Ícone do site Jornal da Chapada

Dispositivo para inutilizar cédulas em caixas eletrônicos pode ser obrigatório

Nelson Pelegrino é conselheiro do TCM | FOTO: Divulgação |

foto
O deputado federal Nelson Pellegrino é autor da proposta | FOTO: Agência Câmara |

Projeto de Lei (PL 6737/16) apresentado na Câmara dos Deputados obriga bancos a utilizar tecnologia para inutilização de cédulas em tentativas de arrombamento de caixas eletrônicos. A intenção é coibir os ataques, protegendo clientes e funcionários das instituições financeiras. O PL, de autoria do deputado federal Nelson Pellegrino, também torna obrigatória instalação de placas nos terminais e na entrada dos bancos informando a existência do dispositivo.

São mais de mil ataques a caixas eletrônicos registrados no Brasil anualmente. Devido à falta de segurança provocada por ações sucessivas dos bandidos, algumas cidades acabam sem equipamentos, obrigando a população a fazer viagens para efetuar transações. “Com a destruição das cédulas, evita-se este tipo de crime que costuma envolver armamento pesado e explosivos de grande impacto. O projeto visa à segurança da população brasileira por meio da tecnologia”, explicou o deputado.

Os dispositivos podem utilizar tinta especial colorida; pó químico; ácidos; solventes; e pirotecnia que não coloque em perigo os usuários dos caixas eletrônicos. O mecanismos será acionado em casos de arrombamento, movimento brusco ou sob alta temperatura. O PL será avaliado em comissões da Câmara antes de seguir para o Plenário.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas