Ícone do site Jornal da Chapada

Início de semana com pouca chance de chuva em parte da Chapada Diamantina

Céu nublado a claro | FOTO: Jornal da Chapada |

ceu
A região deve ter o predomínio de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo na Bahia continuarão sem mudanças significativas em praticamente todas as regiões. No extremo oeste do Estado ainda são os altos índices de umidade e temperatura (máximas de até 36°C) os principais responsáveis por manter o céu nublado a parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas, principalmente, no final da tarde e início da noite. Chuvas fracas também estão previstas para a faixa leste da Bahia, que permanece influenciada pela umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas nessa faixa seguem elevadas, oscilando entre mínimas de 20°C (Recôncavo) e máximas de 36°C (Nordeste).

Por outro lado, na faixa central do Estado, que abrange o Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste e grande parte do São Francisco, é a massa de ar quente e seco que predomina, deixando o céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas. A atuação dessa massa de ar segue favorecendo na manutenção das altas temperaturas nessas regiões, a exemplo das máximas de até 37°C, esperadas para o Norte. Mesmo assim, temperaturas mais amenas ainda deverão ser registradas em algumas localidades, como nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Na cidade de Salvador e região metropolitana a previsão é de céu parcialmente nublado. Ainda assim, os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico poderão contribuir para a ocorrência de chuvas fracas e passageiras, principalmente, durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com máximas podendo chegar aos 32°C. Com a aproximação da estação do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas, pois, nessa estação há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, aumento nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 20/12 (terça-feira) e 21/12 (quarta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte da categoria de intensidade “Extrema”. Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 h quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas