Ícone do site Jornal da Chapada

Temperaturas mínimas devem chegar a 16°C nas áreas serranas da Chapada Diamantina

vale
Os ventos vindos do Oceano Atlântico ainda contribuem para trazer umidade para essas regiões, deixando o céu nublado intercalado com períodos de sol | FOTO: Reprodução/ACV-VC |

Nos próximos dias é esperada uma redução nos volumes de chuvas sobre a Bahia, pois com a atuação da massa de ar quente e seco, que volta a ganhar força, a nebulosidade deve permanecer reduzida na maioria das regiões. Essa condição será mais evidente em toda a faixa centro-oeste e norte do Estado, que abrange o Oeste, São Francisco, Norte e parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a previsão é de céu parcialmente nublado a claro.

Já na faixa centro-leste, que compreende o Recôncavo baiano, Sul, Nordeste e faixa leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, os ventos vindos do Oceano Atlântico ainda contribuem para trazer umidade para essas regiões, deixando o céu nublado intercalado com períodos de sol. No entanto, as maiores chances de chuvas são para aquelas localidades mais próximas ao litoral, porém estas deverão ser de fraca intensidade e em áreas isoladas.

Com essa massa de ar voltando a ganhar força, a tendência é de que as temperaturas se mantenham elevadas em toda a Bahia, típico da nova estação. Os maiores valores destas temperaturas continuam previstos para o Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde as máximas deverão oscilar entre 34°C e 36°C. Por outro lado, temperaturas mais amenas são esperadas para a Chapada Diamantina e Sudoeste, sobretudo nas áreas serranas, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Na cidade de Salvador e região metropolitana é a umidade que vem do mar que contribuirá para deixar o céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas, mas de forma isolada. As temperaturas na capital baiana também continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 32°C.

Com a chegada do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Com isso, o aumento da nebulosidade reduz a incidência de radiação solar e, consequentemente, nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser vista na previsão para os dias 22/12 (quinta-feira) e 23/12 (sexta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”.

Com isso, os cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile