Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Agricultores familiares de Rafael Jambeiro e região são contemplados com ações do Cefir

rafael
A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais com a presença de lideranças políticas locais e regionais | FOTO: Reprodução/Sema |

Junior Paranho, foi um dos membros da Assistência Técnica de Extensão Rural das associações de Rafael Jambeiro, que recebeu o certificado de treinamento do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). Ele e mais 20 pessoas fizeram o curso, e agora estão aptos a desenvolver a atividade na região. “Para nós técnicos, o curso é de grande importância, pois vamos ser agentes multiplicadores desse projeto. Eu aprendi muito, tanto na questão da regularização ambiental, quanto no processo de cadastrar os imóveis rurais, além de mim quem ganha também é o meio ambiente”, destacou Junior Paranho.

A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Rafael Jambeiro, e foi realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Participaram do evento, o assessor especial da diretora Inema e coordenador do Cefir no Estado Aldo Carvalho, a chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin) Cibele Carvalho, o deputado estadual do PT, Zé Neto, a presidente do sindicato Cecília Santiago, o instrutor do curso João Luiz Amorim.

Na oportunidade foi anunciada a realização de 1166 (mil cento e sessenta e seis) cadastros do Cefir no município, com investimento de R$ 100.000,00 (cem mil reais), fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado da Bahia com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

“Qualificar os técnicos no interior do Estado, sobretudo aqueles que fazem assistência técnica e extensão rural é muito importante, isso porque faz com que os próprios moradores da região possam executar o próprio cadastro. Além de fortalecer os laços com o Estado, isso marca a presença dessas pessoas com o direito que elas têm de cadastrar sua propriedade rural, dando melhores condições aos pequenos produtores”, afirmou Aldo Carvalho, coordenador do Cefir.

Neste mês de dezembro, o Estado da Bahia, atingiu a marca dos 100.000 (cem mil) cadastros com validação do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). Um número significativo e de extrema relevância já que, os registros obedecem aos critérios do sistema que os tornam passíveis de justas e apropriadas vistorias e fiscalizações por parte dos órgãos, do Sistema Estadual do Meio Ambiente dentro do nosso Estado. “Precisamos a cada dia melhorar a vida do homem no campo, este é mais um benefício do Governo do Estado e da Sema para os produtores rurais, Rafael Jambeiro e região só tem que agradecer por mais essa conquista”, destacou Cibele Carvalho, chefe de Gabinete da Serin. As informações são da Sema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas