Ícone do site Jornal da Chapada

Governo do Estado garante segurança no réveillon na Bahia; 5 mil profissionais de plantão

Polícia Militar lança a Operação Verão 2015 no Jardim dos Namorados | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

foto
A Polícia Militar terá a atuação reforçada com aproximadamente quatro mil policiais em todo o estado | FOTO: Divulgação/Secom |

Quem escolheu a Bahia para aguardar a chegada do Ano Novo contará com o apoio das polícias Militar e Civil que, juntas, garantirão a tranquilidade no réveillon. Cerca de cinco mil profissionais estarão de plantão, desta quarta-feira (28) até 1° de janeiro. Entre os locais com policiamento reforçado está a Praça Cairu, que também terá cinco postos de abordagem, impedindo a entrada de armas ou qualquer tipo de material que coloque em risco a segurança dos baianos e turistas.

A Polícia Militar terá a atuação reforçada com aproximadamente quatro mil policiais em todo o estado. O efetivo extra se dedicará aos municípios com maior tradição de réveillon e de fluxo de pessoas. As demais ações, como a Operação Verão, continuam em funcionamento, independente das comemorações do Ano Novo. Só em Salvador, serão quase 2.500 PMs a mais de plantão.

Já a Polícia Civil, disponibilizará 52 delegados, 43 escrivães e 180 investigadores para atuar nos quatro dias de festa, em todo o estado. Quem for conferir a virada na Praça Cairu, contará com os serviços da Delegacia Especial de Área, instalada em frente a Igreja da Conceição da Praia. As 1ª e 3ª delegacias territoriais – Barris e Bonfim, respectivamente – e a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) também reforçarão os seus efetivos.

O Centro de Comando e Controle Regional (CICC-R), instalado no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, funcionará todos os dias de festa, por 24 horas, recebendo imagens das principais câmeras espalhadas nos bairros que terão comemorações e queima de fogos. A atuação da unidade agiliza o acionamento de viaturas e de outros serviços, caso haja necessidade.

“É um serviço muito semelhante ao que fazemos no Carnaval de Salvador, que une prevenção, através dos postos de abordagem, monitoramento de imagens e comodidade no registro das ocorrências, caso haja algum tipo de delito”, esclarece o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Além das câmeras fixas, o monitoramento também terá à disposição as imagens enviadas do Centro de Comando e Controle Móvel – veículo que possui câmeras acopladas, se tornando uma extensão móvel do CICC-R. O caminhão ficará estacionado próximo do Elevador Lacerda.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas