Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Jânio Natal renuncia à prefeitura de Belmonte e segue deputado; irmão assume

natal
Natal renuncia à prefeitura local e o seu irmão, o vice-prefeito, Janival Andrade, assumiu | FOTO: Reprodução |

A população de Belmonte, no extremo sul do estado, ficou dividida com a decisão do prefeito eleito, Jânio Natal (PRP), de renunciar ao cargo durante sua posse no último domingo (1º) para permanecer no cargo de deputado estadual da Bahia. Essa não é a primeira vez que Natal renuncia à prefeitura local. Ele esteve na gestão da cidade entre 1993 e 1996, como também entre 2000 e 2002. Em ambas as oportunidades abandonou os mandatos antes do fim. Com a renúncia, o vice-prefeito, Janival Andrade, irmão de Jânio, assumiu a prefeitura.

“A nossa proposta era Jânio prefeito e Janival participaria ativamente do governo na parte administrativa, mas a própria oposição chamou atenção para essa possibilidade de Jânio renunciar e ficar Janival prefeito. E nós paramos para pensar: ‘sabe que é uma boa?’. Então, resolvemos avaliar isso e concluímos que seria melhor para Belmonte ter um deputado e um prefeito do que apenas um prefeito”, afirma Andrade.

O salário de prefeito de Belmonte é de R$ 15 mil e o de deputado estadual R$ 25.333. Jânio garante que a motivação da renúncia não foi financeira. “Se eu saio de deputado, Belmonte, Cabrália, Itapebi, Itagimirim, Eunápolis, Itabela, Teixeira [de Freitas], Itamaraju ficariam sem qualquer representação na Assembleia Legislativa”, defende Jânio Natal.

A população teve as mais diferentes opiniões. “Ele fez tipo uma traição. Veio, ganhou, largou o irmão e foi embora”, defende o pescador Vanderlei Borges. Outro morador apoia a decisão. “Ele é deputado estadual e vai correr atrás de recursos para Belmonte”, diz o auxiliar de serviços gerais José Israel Santos. Com a posse de Janival como prefeito, Belmonte não terá vice-prefeito e, na ausência dele, quem assume a prefeitura é o presidente da câmara, o vereador Aelson Matos. As informações são de G1 BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas