Ícone do site Jornal da Chapada

Rui Costa anuncia mudanças no quadro de secretários na próxima semana

Governador Rui Costa, realiza a gravação do programa Digaí Governador com Edmundo Filho. Fotos Mateus Pereira/GOVBA

rui costa
O governador Rui Costa | FOTO: Reprodução/Mateus Pereira |

O governador Rui Costa (PT) afirmou ontem que anunciará as mudanças no secretariado na próxima semana. “Semana que vem anuncio as mudanças, não somente em secretarias, mas também em empresas e órgãos. Estamos trabalhando para afunilar estas mudanças e na próxima semana estarei anunciando, para que já em janeiro os novos ocupantes possam começar a trabalhar”, disse Rui em entrevista à TV Record.

Segundo o governador, “as coisas estão se afunilando”. Rui despista, mas um dos cotados para deixar o atual posto é Josias Gomes (deputado federal licenciado – PT), na Secretaria das Relações Institucionais (Serin), pasta responsável pela articulação política do Palácio de Ondina. O governador, no entanto, não confirma a saída de Josias, mas admite o desgaste. Ele já chegou a dizer que o desgaste “é inerente ao cargo”.Com a provável saída do titular da Serin, a expectativa é de que o ex-governador Jaques Wagner chegue junto na articulação de Rui com o Legislativo.

Wagner assumiu em novembro de 2016 o comando do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes). Além de Josias Gomes, são cotados para deixar o governo também Carlos Martins, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur); o deputado estadual licenciado Vitor Bonfim (PDT), que comanda a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri); Jorge Portugal, da Secretaria de Cultura; e o também deputado estadual licenciado Álvaro Gomes (PCdoB), da Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre). No rol das especulações, Carlos Martins deve ir para a Casa Civil, hoje sob comando de Bruno Dauster; Cícero Monteiro deve assumir a Serin; e o ex-ministro Juca Ferreira deve assumir a Cultura. Rui ressalta o cuidado na reforma por causa do trato com os aliados.

“Estamos harmonizando as coisas. É o mesmo que montar um quebra-cabeça. E não adianta anunciar sem todas as peças montadas e, por enquanto, não está completo”. Nos bastidores se diz que o PSD, partido do senador Otto Alencar, espera que o governador sinalize com ‘mais espaço’ nesta segunda metade de seu mandato. O passe da legenda valorizou depois das eleições municipais de 2016. A legenda saiu como grande vitoriosa das urnas na Bahia, com 82 prefeitos em exercício do mandato desde o dia 1º de janeiro. É especulado que o PSD assuma a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Extraído da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas