Ícone do site Jornal da Chapada

#Bonfim2017: Políticos marcam presença na festa tradicional baiana

foto
O governador Rui Costa é recepcionado pelo povo – O prefeito de Salvador, ACM Neto, esteve na Lavagem | FOTO: Montagem do JC/Secom e Agecom |

A Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (12), é a principal festa religiosa da Bahia, mobiliza baianos e turistas em Salvador, mas também os políticos. O trajeto de oito quilômetros, entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a do Senhor do Bonfim, é percorrido com fé, devoção e alegria por fiéis católicos e das religiões de matrizes africanas. Já na chegada à Igreja da Conceição da Praia o governador Rui Costa (PT) falou sobre o festejo ao Senhor do Bonfim e seus pedidos para esse ano.

“A Festa do Bonfim é resumida no seu hino, no sentimento que arrepia a alma. Quem é baiano sabe que esta é a abertura do ano. O pedido para o Senhor do Bonfim é de paz, tranquilidade e prosperidade para o povo da Bahia”, afirmou Rui. O governador participou do ato ecumênico em frente à Igreja da Conceição da Praia e seguiu em cortejo para a Igreja do Bonfim, onde ocorre a tradicional lavagem do adro da Basílica.

Rui destacou ainda que há “muito trabalho para fazer. 2017 é um ano de muitas entregas. Agora vamos colher as sementes daquilo que foi plantado. Desejo a todos os baianos e baianas um ano de paz. Que os laços da família sejam reforçados. Que possamos retomar a economia do Brasil, para a Bahia voltar a crescer”.

ACM Neto
Já o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto (DEM), desconversou sobre a vinda de Ronaldo Caiado (DEM), que já estaria pavimentando sua candidatura à presidência da República em 2018. “Ronaldo é meio-baiano, a mulher dele é da Bahia, é meu amigo pessoal. Fiquei muito feliz com a disposição dele de participar da Lavagem do Bonfim, e é um nome nacional”, garantiu. Ele faz questão de estar presente todos anos na festa e mais uma vez lembrou de seu avô, ACM. Em entrevista à rádio Metrópole, Neto, como de costume, respondeu aos questionamentos sobre sua participação na festa com “bom humor”.

“Graças a Deus, sem dúvida estou pronto fisicamente: tenho feito atividade física, então acho que vou tirar a caminhada de letra. Com relação à preparação espiritual, que é a mais importante, assim como meu avô sempre fez, o Bonfim me emociona, toca minha vida. Essa caminhada tem algo de diferente e, sobretudo, chegar na Colina Sagrada nesse clima de fé, que é próprio da nossa terra. Só quem sente isso é que sabe descrever”, disse o prefeito. Com informações de Agecom, Bocão News e Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas