Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Ostentação nas redes sociais ‘entregam’ devedores

marina
Um dos casos aponta para a dívida de pensão, onde a pessoa alegava não ter carteira assinada nem bens em seu nome, mas foi flagrado ostentando viagens internacionais, passeios de lancha e um carro novo em uma rede social | FOTO: Reprodução/Viva Miami |

Os devedores precisam ser mais discretos nesses nossos tempos virtuais. É que agora as postagens em redes sociais estão ajudando juízes a julgarem processos envolvendo devedores que alegam não ter dinheiro para quitar seus compromissos, mas ostentam um alto padrão de vida na internet. Um dos casos mais recentes aconteceu em Vitória. Um representante comercial que devia pensão, mas alegava não ter carteira assinada nem bens em seu nome, foi flagrado ostentando viagens internacionais, passeios de lancha e um carro novo em uma rede social.

As postagens foram apresentadas, e ele acabou fazendo um acordo. O caso foi relatado pelo advogado empresarial Victor Passos Costa, que explicou que esse tipo de prova tem sido cada vez mais usado, especialmente nos casos trabalhistas e de família. Em outro caso, um juiz decretou a prisão preventiva de um réu que alegou baixa capacidade financeira, mas apareceu em fotos de viagens internacionais e pilotando uma lancha.

Hoje, diz ele, há diversos casos nos quais até mensagens são aceitas pelo judiciário como prova. “Isso sem falar do e-mail, que era uma mídia de comunicação on-line desacreditada até pouco tempo”, aponta Costa. O juiz Jorge Vaccari Filho, titular do 1º Juizado Especial Cível de Colatina, lembra que em muitos casos a prova obtida pela via eletrônica é até mais relevante do que uma prova testemunhal ou documental. “Não é incomum nos processos sujeitos que alegam pobreza serem flagrados em situações de ostentação de riqueza, com carros de luxo, em cruzeiros e viagens internacionais”.

Para o advogado Bruno Gavioli, essas são provas frágeis. “As pessoas mentem nas redes sociais, e não tem nada que comprove que você não está mentindo”. Ele conta que teve um caso em que uma pessoa foi flagrada em operação da Receita Federal, acusado de fraude fiscal. “Tentaram provar que o patrimônio que ela declarava não correspondia ao que ela postava na internet. Mas foi uma prova fraca”. As informações são de Gazeta Online.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas