Ícone do site Jornal da Chapada

Além de profissão, Youtuber agora está oficialmente no dicionário

foto1
Felipe Salazar é fundador do Fox Walker BR | FOTO: Divulgação |

O termo Youtuber foi incluído oficialmente no dicionário, mas da língua inglesa. A expressão faz parte da nova atualização do Oxford English Dictionary, importante dicionário britânico. A palavra vinha sido usada para indicar o nome de alguém que publica conteúdo no Youtube, rede social de compartilhamento de vídeos. Isso já era de se esperar, pois essa atividade se tornou uma profissão para diversas pessoas no mundo todo, inclusive no Brasil. Entre os mais conhecidos no país estão, Whindersson Nunes, kéfera Buchmann (que anunciou pausa no seu canal 5incominutos), Júlio Cocielo (do Canal Canalha), Lucas Lira (do Invento na Hora), esse último foi vencedor de um reality show do Canal Sony só com Youtubers. Há até canais que se tornaram programas de TV, como, por exemplo, o Porta dos Fundos.

Além de ganhar notoriedade na web e proporcionar convites para outros projetos, o Youtube ainda paga por pageview, ou visualização. Mas o que move essas pessoas é mesmo o prazer de compartilhar a opinião. Esse fator é o que move Felipe Salazar, fundador do Fox Walker BR. O canal, criado em 2013 e que atualmente já conta com quase 200 mil inscritos, foca em trazer críticas interessantes de várias séries, filmes e games, apontando seus pontos positivos e negativos, com o objetivo de discutir de diversos ângulos essas produções com o público.

“Inicialmente, o que me moveu em fazer as gravações foi o tédio. Nessa época, eu queria comentar o que eu achei de um filme. Então, postei no youtube e, logo em seguida, vi pessoas respondendo. A partir dali, percebi que aquele era um bom lugar para analisar coisas e conseguir uma participação do público ao mesmo tempo”, fala. De um simples passatempo o canal de Felipe Salazar se tornou um trabalho sério que tem gerado bons frutos. Isso mostra não só a quantidade de inscritos como também o número de visualizações por vídeo.

As críticas do Fox WalkerBR mais acessadas atualmente são mais sobre a série americana The Walking Dead (TWD), exibida no Brasil pelo Canal Fox. Os vídeos mais populares do canal já atingiram de 465 mil a 212 mil visualizações. O estudante de jornalismo divide suas atividades entre a faculdade, os amigos, os seriados e, claro, os vídeos do Fox WalkerBR e também do novo canal só de jogos, o Raposa Lunática. Ele comenta que a produção sempre é feita à noite, quase de madrugada. “Como ainda não tenho um estúdio, preciso buscar um horário em que a rua e os vizinhos estejam calmos e em silêncio. Caso contrário, os ruídos podem comprometer o áudio”.

Moreno explica que o rádio passa por grandes transformações | FOTO: Divulgação |

Além de falar o que gosta na internet, ser youtuber é também um fator diferencial para muitos comunicadores. Exemplo disso é o radialista Moreno Fala Sério, da Transamérica do Rio. Conhecido pela sua irreverência nos programas Hora Extra, Transnotícias e Galera Show, Moreno quer explorar mais o seu talento na telinha dos computadores, smartphones e tablets. Perguntado sobre o porquê da aposta na internet, Moreno explica que o rádio passa por grandes transformações e uma delas é a linguagem multiplataforma que ganha cada vez mais espaço. “O Youtube já conquistou radialistas como uma grande ferramenta para nos aproximar mais dos ouvintes que agora passam a ser também expectadores”.

O comunicador ressalta que essa aproximação causada pela internet favorece um feedback constante. Dessa forma, ele pretende usar o canal como um termômetro com o público que o acompanha para saber o que é legal ou não para futuros projetos. Segundo Moreno, o trabalho como Youtuber servirá, principalmente, para ajudar a ‘esquentar’ o conteúdo do seu novo programa chamado Chá de Linhaça, que irá ao ar em fevereiro.

“O chá de linhaça no youtube nasce junto com a proposta de um programa laboratório na rádio. Pretendo focar bom humor, irreverência e informação com entretenimento. Vamos explicar direitinho o que é o chá e como surgiu toda esta história”, comenta. Transmitido, inicialmente, uma vez por mês, de meia-noite à uma da manhã, o novo espaço na rádio comando pelo Moreno Fala Sério terá como objetivo estimular o fazer o bem, a criatividade e ativar a memória e o bom humor, além de trazer boas doses de músicas animadas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas