Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina segue com tempo firme nos próximos dias da semana

Céu nublado a claro | FOTO: Jornal da Chapada |

foto
Menos com o calor dos dias, as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, podem ter mínimas de 16°C | FOTO: Jornal da Chapada/Laura Alícia Cortes |

As chuvas previstas para os próximos dias na Bahia, além de não serem expressivas, continuam restritas a duas áreas do Estado. No Oeste, são os altos índices de umidade e temperaturas que mantêm alta essa possibilidade de chuva, principalmente no final tarde e início da noite. Já na faixa leste é a umidade trazida pelos ventos vindos do Oceano Atlântico que, juntamente ao calor (típico a época do ano), poderão favorecer a ocorrência de chuvas fracas e isoladas, sobretudo na faixa litorânea.

Por outro lado, no restante do Estado que inclui o Norte, Nordeste, Chapada Diamantina e Sudoeste, ainda é a massa de ar quente e seco que deixa o céu ensolarado na maior parte do período e sem chances de chuvas. As temperaturas seguem elevadas em toda a Bahia, com os maiores índices podendo atingir os 37°C na faixa centro norte e oeste. Na faixa litorânea, essas máximas deverão variar entre 30°C e 33°C. Mesmo com essa previsão de tempo quente, ainda são esperadas temperaturas mais amenas para algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se mantêm sem mudanças, com valores variando entre mínimas de 23°C e máximas de 32°C, a previsão é de céu parcialmente nublado com pequena chance de chuva. Com a chegada do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Com isso, o aumento da nebulosidade é um dos reflexos para reduzir a incidência de radiação solar e, consequentemente, nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Tal redução pode ser vista na previsão para os dias 19/01 (quinta-feira) e 20/01/2017 (sexta-feira), quando ainda predominarão IUV’s com valores 12 e 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”. Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas