Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Capoeira é discutida em festival no Forte de Santo Antônio

6º Festival Internacional de Capoeiragem. Foto: Camila Souza/GOVBA

foto
6º Festival Internacional de Capoeiragem | FOTO: Camila Souza/GOVBA |

Expressão cultural que combina elementos de música, luta, dança e filosofia prática, a capoeira é um patrimônio brasileiro que ganhou o mundo. Salvador celebra a importância dessa herança ao receber a 6ª edição do Festival Internacional de Capoeiragem, promovido pelo Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem (CTE), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa). A cerimônia de abertura, na noite de quarta-feira (18), reuniu educadores, estudantes, pesquisadores e capoeiristas de todos os continentes no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Antigo da capital.

A programação segue até este sábado (21), com oficinas, cursos, tour pelo Centro Histórico e troca de experiências com mestres de todo o Brasil. “Nós queremos propor esse intercâmbio entre mestres e alunos, o que possibilita um enriquecimento muito grande de todos. Por ser uma cultura oral, aqui buscamos preservar a história de nosso povo”, afirmou o coordenador do evento, Ricardo Carvalho, o Mestre Balão.

O diretor superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, acredita que o evento é uma oportunidade de difundir a cultura da Bahia. “A capoeira é um dos instrumentos de divulgação de nosso destino turístico como um todo. É um patrimônio imaterial que nós temos. Aqui, estão agregados baianos e turistas de vários lugares que querem aprender e conhecer os encantos de nosso estado”.

Para a capoeirista australiana, Katherine Phelan, o festival garante que estrangeiros conheçam outros aspectos culturais baianos, além do Carnaval. “São ensinamentos que mudaram a minha vida. A partir deles, eu pude conhecer mais sobre a história de resistência do povo africano no Brasil, o que me fez me encantar ainda mais. É muito interessante ver tantas informações reunidas aqui nesse espaço e poder interagir a aprender mais com essas pessoas”.

O evento tem espaço para públicos de todas as idades, a exemplo de um destinado às crianças e adolescentes. No ambiente montado, eles aprendem sobre a história e dão os primeiros passos na arte. Aos interessados em participar, as inscrições para as Oficinas de Capoeira, vivências e tour continuam abertas no site do evento, até esta sexta-feira (20). Parte dos recursos arrecadados com as inscrições será revertida para as ações sociais do Instituto CTE Capoeiragem.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas