Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festa de São Sebastião atrai turistas e movimenta comércio de Nova Redenção

foto2
Visitantes de outros municípios da região da Chapada e de outros estados marcaram presença e movimentaram a economia local | FOTO: Divulgação/Ascom |

A 60ª festa do padroeiro de Nova Redenção, município da Chapada Diamantina, São Sebastião, que aconteceu no último fim de semana foi de grande movimento de turistas. As festividades religiosas terminaram na sexta-feira (20) com a realização da procissão do Santo Padroeiro, às 16h. À noite, na Praça de Eventos, começou a parte profana com apresentações das bandas Tendências da Bahia, Med Bamba e Dan Valente. Visitantes de outros municípios da região da Chapada e de outros estados marcaram presença, o que movimentou as vendas do comércio e dos ambulantes, gerando receitas para cidade.

O líder político da cidade Ivan Soares e a prefeita Guilma Soares durante evento | FOTO: Divulgação/Ascom |

A prefeita Guilma Soares (PT), acompanhada do esposo, o ex-prefeito Ivan Soares (PT), e do vice-prefeito Ademar da Cooteba (PT), acompanhou de perto todas as festividades, ajudando inclusive, na condução do andor de São Sebastião. Fiéis seguiram o cortejo que foi prestigiado também por Claudio Bastos, presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado da Bahia (Fetag), e autoridades religiosas.

“A parte religiosa da festa de São Sebastião reforça a fé da comunidade católica, aproxima as famílias e amigos das cidades vizinhas e, até mesmo, de outros estados. Isso é muito bom, pois também contribui bastante para reforçar a economia da cidade que poderá desenvolver-se ainda mais com a presença daqueles que chegavam a todo o instante para assistirem aos shows das bandas”, declara a prefeita Guilma Soares.

Já no sábado (21), a festa profana ficou por conta dos shows de Josi Magalhães, Banda Papazoni e a apresentação do artista local Robson Martins. “As dificuldades são muitas, mas o ‘Governo da Reconstrução’ não podia deixar uma festa tão importante como essa passar em branco. Entendemos as necessidades que o nosso povo tem de preservar a sua cultura”, disse Ivan Soares, que também agradeceu todos que ajudaram na organização do evento.

A festa profana ficou por conta dos shows de Josi Magalhães, Banda Papazoni e a apresentação do artista local Robson Martins | FOTO: Divulgação/Ascom |

Durante os festejos, a nova administração municipal entregou à comunidade 30 barracas padronizadas para organizar a feira livre e cinco kit’s de irrigação de dois hectares. Essa conquista foi atribuída ao presidente da Fetag, por meio da Companhia de Ação Regional (CAR). Quem também esteve presente na festa foi o deputado federal Afonso Florence (PT).

O parlamentar disse, em seu discurso, que a parceria com Nova Redenção continua, e, que ainda este ano, uma comitiva do município irá a Petrolina, cidade pernambucana, para trazer de lá mudas de culturas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para beneficiar os agricultores. Ele disse ainda que, “se Ivan Soares, quando prefeito de Nova Redenção, realizou o maior programa de pavimentação do município, a prefeita Guilma Soares realizará outro ainda maior, que será o maior programa de pavimentação asfáltica da história da cidade”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas