Ícone do site Jornal da Chapada

#EleiçãoUPB: Governo Rui mostra força e elege Eures Ribeiro para comandar a UPB

upb
Eures teve o apoio da base do governador Rui Costa | FOTO Jornal da Chapada |

O candidato do governador Rui Costa (PT), o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), venceu o pleito e assume a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) para comandar a entidade nos próximos dois anos. A apuração já acabou e Eures conseguiu 206 votos contra 139 de seu opositor. O prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT) teve o apoio do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) – que sonha em ser governador já em 2018 e foi para o embate na UPB.

Entretanto, o resultado das urnas confirmou o favoritismo do prefeito de Bom Jesus da Lapa. A vitória de Eures em cima de Luciano mostra que a base de sustentação ao governo de Rui Costa está coesa no interior, já que a reta final da disputa pela presidência da entidade municipalista se transformou em uma disputa de situação e oposição. “Vitória significativa, poder representar meus colegas prefeitos, e agora é colocar um ritmo de harmonia com quem ganhou […] vou dar o máximo de mim. Quero ser o grande presidente da UPB. É um momento de alegria”, disse Eures ao Bocão News, após a vitória.

O prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro teve 139 votos | FOTO: Jornal da Chapada |

O candidato derrotado à presidência da UPB, Luciano Pinheiro admitiu que o apoio da agora ex-presidente da entidade, Maria Quitéria (PSD), pode ter influenciado na sua derrota. “Prejudicar eu não vou dizer que não prejudica, mas o voto é democrático, ela pode votar em quem quiser. É isso aí, bola para frente”, afirmou o pedetista ao Bahia Notícias, logo depois do pleito. Assim como Luciano, o prefeito de Salvador, ACM Neto dispensou o rótulo de oposicionista na UPB. Durante a sua votação, o gestor da capital pediu união.

“Um colegiado, como é o caso da UPB, quero já dizer que não se deve misturar isso com nenhuma disputa partidária. Isso aqui é apenas um posicionamento dentro de uma disputa normal que existe, democrática entre candidatos à disputa da presidência da UPB. A nossa expectativa é que depois do resultado qualquer dos dois que seja eleito possa unificar toda a classe e assim representar o conjunto dos prefeitos do estado”, frisa.

ACM Neto fugiu do rótulo de opositor | FOTO: Reprodução/Bocão News

Neto ainda diz que a entidade de classe precisa ser fortalecida. “O Brasil vive uma crise muito séria que afeta as prefeituras, na Bahia é mais especial, por ser um estado do Nordeste, uma região que o desemprego é ainda maior. Então mais do que nunca a gente vai precisar de uma UPB unida, que possa entender nossa pauta e ir para Brasília lutar pelos interesses das prefeituras. Que tenha uma pauta com congresso nacional de proteção, para que não se aprovem medidas em Brasília que afetem as prefeituras e que os prefeitos possam ser ouvidos. A gente precisa de uma classe unida para que possamos passar por esse momento”.

Mas, a vitória de Eures Ribeiro e do Governo Rui na UPB pode também complicar a disputa política na eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Alba). Se na UPB, o PSD (presidido pelo senador Otto Alencar) foi decisivo, será também no pleito da Alba. O Governo e parte de sua base aliada apoia Marcelo Nilo (PDT), e uma pequena minoria se une à oposição em defesa do nome do deputado Ângelo Coronel para disputar a presidência do segundo orçamento do estado.

Sabe-se que Angelo Coronel é liderado por Otto Alencar que esta semana abocanhou mais uma grande fatia do Governo Rui Costa quando conseguiu emplacar o deputado federal Fernando Torres como secretário de Estado, comandando uma pasta cujo despenho alcança os municípios, a de Desenvolvimento Urbano – Sedur. Ainda sobre a UPB, o governador Rui Costa ficou de ir ao local de votação para cumprimentar os gestores, mas a informação não foi confirmada. Rui ainda não se pronunciou sobre a vitória de Eures Ribeiro.

Em rede social, o presidente da Alba, deputado Marcelo Nilo se pronunciou e se diz feliz com a vitória de Eures. “Feliz com a vitória do amigo Eures Ribeiro nas #EleicoesUPB. Ganhou com um vantagem de 67 votos, o que mostra o reconhecimento pelo seu trabalho como político competente e comprometido. Parabéns amigo!”.

Jornal da Chapada

Leia também
Chapada: Joyuson Vieira espera que novo presidente da UPB represente os gestores municipais
Chapada: Valdes Brito quer UPB comprometida com municipalismo e declara apoio a Eures
Chapada: Ricardo Mascarenhas defende atuação de Eures Ribeiro e quer presidência da UMCD
Chapada: Guilma Soares declara apoio a Eures Ribeiro para a UPB: “Seguindo o nosso governador”
#EleiçõesUPB: Prefeito de Euclides da Cunha está na disputa contra Eures Ribeiro
#EleiçõesUPB: Eures Ribeiro fala sobre reta final do pleito e destaca a Chapada como aliada
#EleiçãoDaUPB: Votação já começou e prefeitos baianos podem escolher diretoria até 17h

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas