Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cachoeira do Sossego é uma maravilha para se ver de perto; confira vídeo

A cachoeira fica escondida, mas todo o esforço para chegar até ela é recompensado | FOTO: Reprodução/Chapada Adventure Daniel |

A Cachoeira do Sossego fica a sete quilômetros de Lençóis e pode ser alcançada através de uma trilha de duas horas e meia de caminhada. Ela é a maior cachoeira formada pelo Rio Ribeirão. O primeiro terço da caminhada até o rio Ribeirão é leve. A segunda parte, subindo paralelamente ao rio, é moderada. Já na última parte é preciso andar de pedra em pedra no leito do rio, entre cânions até chegar à imponente Cachoeira do Sossego e seu poço profundo.

A cachoeira fica escondida, mas todo o esforço para chegar até ela é recompensado. Esse último trecho é o mais difícil e exige bom preparo físico. Ela forma um poço grande qual é preciso atravessar para entrar embaixo da cachoeira. Na volta, o visitante pode tomar banho de piscina natural e tobogã no Ribeirão do Meio, que é um dos locais preferidos dos residentes de Lençóis para relaxar e nadar.

Do Ribeirão do Meio até Lençóis a caminhada é de três quilômetros, feita em aproximadamente uma hora. É possível ver antigas “Tocas de Garimpeiro”, local usado pelos mineradores como abrigo enquanto estavam garimpando. Em determinado ponto da trilha podemos ver uma delas do outro lado do rio com um ângulo muito bom. Passamos também por outras que já estão ruindo com os efeitos do tempo. Jornal da Chapada com informações de Extreme Eco Adventure.

Confira vídeo da trilha publicado pelo Mundo Outdoor

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas