Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Concurso para PM e Bombeiros acontece até abril deste ano

pm
O projeto da criação de um Fundo Penitenciário está em andamento pelo governo estadual | FOTO: Reprodução/PM |

O concurso público para bombeiros e Polícia Militar (PM), anunciado no ano passado, deve acontecer até abril, conforme a fala do governador baiano Rui Costa (PT) na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa este ano. Serão 2 mil vagas para soldados da PM, 60 para oficiais, 750 vagas para soldados do Corpo de Bombeiros e 30 para oficiais da mesma corporação. O certame será para repor os servidores que vão ou estão prestes a se aposentar. Para melhorar a infra-estrutura para os policiais, Costa anunciou também a troca de todas as viaturas da PM e da Polícia Civil, além do investimento de R$260 milhões em ampliação do videomonitoramento em Salvador.

O projeto da criação de um Fundo Penitenciário está em andamento pelo governo estadual. Ele tem o objetivo de igualar o número de presos ao de vagas na Bahia, mesmo com o governo alegando que o estado é a unidade federativa do Brasil com a menor proporção de presos e vagas. “Estamos finalizando a abertura de 5.035 novas vagas no sistema prisional baiano”, apontou o governador. Quatro presídios do estado estão construídos e nos últimos ajustes para o funcionamento e, juntos tem capacidade para cerca de 2 mil vagas.

Ainda na questão penitenciária, o governador anunciou que vai investir mais em condições para a aplicação de penas alternativas, evitando que o preso que cometeu crimes de menor gravidade se misture com aqueles envolvidos no crime organizado. Ele salientou que o estado permite que em 16 cidades presos cumprem penas alternativas prestando algum serviço público, sob monitoramento do estado. Jornal da Chapada com informações de Concurso da Polícia Militar.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas