Ícone do site Jornal da Chapada

Predomínio de céu parcialmente nublado nos próximos dias na Chapada Diamantina

vale
Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, as temperaturas mínimas deverão ficar em torno dos 17°C | FOTO: Reprodução/ACV-VC |

Para os próximos dias, as condições do tempo na Bahia continuam com algumas mudanças, principalmente em relação às chuvas, pois a massa de ar quente e seco segue perdendo força, o que deverá favorecer a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas em grande parte do Estado. Os volumes de chuvas mais expressivos continuam sendo esperados para a faixa centro-sul e oeste, onde os elevados índices de umidade do ar, vindos da região amazônica e do Oceano Atlântico, deverão ser os principais responsáveis por sua ocorrência. Além disso, as altas temperaturas também poderão contribuir na intensificação dessas chuvas, sobretudo nas regiões Oeste e São Francisco, onde aumentam as chances de ocorrer trovoadas.

Para as regiões do Recôncavo, Nordeste, Chapada Diamantina e Norte, onde a massa de ar ainda influencia o tempo, embora com menos intensidade, o predomínio é de céu parcialmente nublado. Ainda assim, eventos isolados de chuvas fracas poderão ocorrer no Norte e Chapada Diamantina. Mesmo com essa previsão de chuvas, as temperaturas permanecem elevadas em todo o Estado, com máximas chegando aos 37°C nas regiões Oeste, São Francisco e Norte. Nas demais regiões, estas máximas deverão variar de 30°C a 35°C. Apesar desse tempo quente na maior parte da Bahia, também são esperadas temperaturas mais amenas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas deverão ficar em torno dos 17°C.

Na cidade de Salvador e região metropolitana, o tempo se mantém sem grandes variações, ou seja, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. As temperaturas na capital baiana também permanecerão sem mudanças, ou seja, com valores oscilando entre mínimas de 24°C e máximas de 33°C. A estação do verão é caracterizada pelas altas temperaturas e chuvas mais intensas. Além disso, há uma elevação na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos valores 13 e 14 previstos para a quarta-feira (8) e quinta-feira (9).

Estes IUV’s, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), permanecem dentro da categoria de intensidade “Extrema”, devendo assim, manter os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, especificamente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, para minimizar os danos causados à saúde. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas