Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Protesto bloqueia BR-242 e questiona falta de água e fechamento de barragens de rio

foto
A PRF informou que a pista foi bloqueada com pneus e pedaços de madeira | FOTO: Reprodução/Deudato Santos |

Manifestantes bloquearam os dois sentidos da BR-242, na altura do km-308, próximo ao município de Lençóis, na Chapada Diamantina, na manhã desta terça-feira (14). O protesto foi organizado por moradores do povoado de São José, que reclamam da falta de água na região. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a situação causou um congestionamento no local. De acordo com o morador do povoado, Gemnias Correia, o grupo pede que as barragens do Rio Utinga sejam abertas para que a água chegue até os moradores da região. Segundo ele, a água é levada apenas até algumas fazendas.

“Pedimos a abertura das barragens e o fechamento dos canais, porque esses canais estão levando água apenas para as fazendas, enquanto a gente está com sede. Não tem água para nada aqui!”, disse o morador. A PRF informou que a pista foi bloqueada com pneus e pedaços de madeira. Por volta das 10h40, uma equipe estava no local para liberar a negociação da pista.

Em contato com o portal G1, a Secretaria do Meio Ambiente informou que o governador Rui Costa esteve reunido com o prefeito e produtores do município para tomar decisões sobre a preservação do Rio Utinga, na segunda-feira (13), e que no início do mês uma equipe fez uma visita técnica à região para apresentar estratégias para controlar a situação da falta de água. A secretaria disse ainda que voltaria a se manifestar para responder sobre o pedido da abertura das barragens e a manifestação desta terça-feira. As informações são do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas