Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Secretaria de Saúde de Jacobina esclarece suspeitas de meningite

foto5
A Vigilância Epidemiológica Municipal está acompanhando a confirmação ou descarte de diagnóstico | FOTO: Reprodução/Jacobina 24h |

A Secretaria de Saúde do Município de Jacobina, na Chapada Norte, emitiu nota, na última sexta-feira (17), sobre as suspeitas de casos relacionados à meningite. De acordo com a Secretaria, houve dois casos suspeitos de meningite no mês de fevereiro, dos quais, ambos estão parcialmente solucionados. A Vigilância Epidemiológica Municipal está acompanhando a confirmação ou descarte de diagnóstico.

O primeiro caso refere-se a uma criança que teria sofrido um acidente de trânsito com sua mãe na sede do município, ambas foram atendidas na Unidade Hospital Português da Bahia (HMATS) em Jacobina. A criança foi transferida com suspeita de meningite para o hospital de referência nesta tipificação de patologia, o Hospital Couto Maia em Salvador, porém, a princípio, foi descartada a possibilidade e a menor foi então transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE) com suspeita de Hipertensão Intracraniana. A paciente continua internada na unidade e o caso está sendo investigado.

O segundo caso suspeito seria uma criança do distrito de Caatinga do Moura que, na quinta-feira (16) deu entrada no HMATS, e também transferida para o Hospital Couto Maia em Salvador, onde o caso foi descartado e a criança já encontra-se em seio familiar. A Vigilância Epidemiológica Municipal (VIEP) tranquilizou a população, informando a garantia de vacina contra a meningite meningocócica para crianças menores de 4 anos, e adolescentes de 12 e 13 anos, em todos as Unidades de Saúde do Município. Jornal da Chapada com informações de Jacobina 24h e Ascom da PMJ.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas