Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cineasta Roque Araújo estará em Lençóis para sessão do Cineclube Fruto do Mato

foto
O cineasta Roque Araújo é convidado do curador do cineclube, Juca Badaró | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O cineasta baiano Roque Araújo é o convidado especial da próxima sessão do Cineclube Fruto do Mato que vai ser realizada nesta terça-feira (21), em Lençóis, na Chapada Diamantina, com a exibição do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. Roque Araújo, que dedicou mais de 50 anos de sua vida ao cinema brasileiro, atuou e trabalhou nos principais filmes do Cinema Novo e vai contar todas estas experiências para o público do cineclube.

“Trazer o Roque Araújo para uma sessão do Cineclube Fruto do Mato é reforçar o objetivo fundamental dessa iniciativa, que é valorizar o cinema feito por baianos e para os baianos”, afirmou o curador do cineclube, Juca Badaró. A trajetória do cineasta Roque Araújo começou ainda na produção do primeiro longa-metragem produzido no estado em 1959: “Redenção”, de Roberto Pires. Depois dessa experiência, ele trabalhou em “A Grande Feira”, do mesmo diretor, filme exibido na primeira sessão do Cineclube Fruto do Mato.

“Ao longo de minha carreira fiz quase tudo no audiovisual, só não completei os 360 graus do cinema, como costumo dizer, porque não trabalhei como maquiador e transformista”, diz o diretor em tom de brincadeira, mas faz questão de lembrar que já fez direção de fotografia, iluminação, elétrica, transporte, direção geral e até trabalhou como ator em alguns filmes. As sessões do cineclube acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural.

O Cineclube Fruto do Mato é um projeto aprovado pelo Edital Setorial de Audiovisual 2016 – desenvolvimento e difusão, apoiado financeiramente pela Fundação Cultural, Fundo de Cultura da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, sediado na cidade de Lençóis. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (Dimas). As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas