Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Convênio de regularização fundiária tem acompanhamento técnico em Nova Redenção

foto5
Ao final da reunião foi formada uma comissão municipal para acompanhamento, divulgação e organização dos trabalhos nas comunidades | FOTO: Reprodução/Ascom |

O auditório do Centro Cultural Consuêdes Benevides recebeu, na última segunda-feira (20), a reunião de constituição da Comissão Municipal de Nova Redenção para acompanhamento do convênio de regularização fundiária 029/2015, celebrado entre o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD) – Chapada Forte e a Coordenação do Desenvolvimento Agrário (CDA). A reunião foi ministrada pelo coordenador da equipe do convênio, o engenheiro agrônomo Humberto Barrios, que apresentou a equipe técnica formada por ele, pela engenheira agrimensora Laís Pelúsio, pelo técnico de agrimensura Neilson da Silva Santos, e pelos técnicos em agropecuária Antônio Alves Novaes, Djalma Rodrigo Silva Oliveira, Rovanio Lima Santos e Túlio Oliveira dos Santos.

Barrios explicou a finalidade e os procedimentos do convênio que tem como objetivo geral a regularização fundiária de 4 mil imóveis rurais entre os municípios filiados ao CIDCD. Além de estimular o desenvolvimento rural através do acesso ao crédito e às políticas públicas, proporcionar condições melhores de trabalho e renda ao agricultor familiar, promover a cidadania, autonomia e dignidade ao homem do campo. O público alvo são os agricultores familiares, posseiros de terras públicas estaduais, rurais e devolutas com até 100 hectares de forma individual pela modalidade de doação e comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares.

A reunião foi ministrada pelo coordenador da equipe do convênio, o engenheiro agrônomo Humberto Barrios | FOTO: Reprodução/Ascom |

Da gestão do ‘Governo da Reconstrução’ de Nova Redenção estiveram presentes o vice-prefeito Ademar Martins (PT) e o secretário municipal de Agricultura Silvio Ribeiro, também estiveram presentes o vereador Osvaldo de Jesus Santos, o coordenador de associações Marcos Aurélio Ramos da Silva, assessor técnico da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) Josmar de Macedo Carvalho. Além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Redenção Laurenço Santos Bruno, técnicos da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), Dayane Simas, Ivanildo Nascimento e demais entidades representativas dos agricultores familiares.

O vice-prefeito Ademar Martins falou da importância do Convênio para o município de Nova Redenção e o Secretário Municipal de Agricultura, Sílvio José Ribeiro, afirmou que o município fará o esforço necessário para que o Convênio de Regularização Fundiária seja bem executado, pois trará melhorias para os agricultores familiares locais. Ao final da reunião foi formada uma comissão municipal para acompanhamento, divulgação e organização dos trabalhos nas comunidades. A comissão ficou formada pelo secretário municipal de Agricultura, Silvio José Ribeiro, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Laurenço Santos Bruno, pela representante da Cootraf, Dayane Oliveira Simas, pelo vereador Osvaldo de Jesus Santos e por Neuza Jesus Santana. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira mais imagens do evento

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas