Ícone do site Jornal da Chapada

Lula tenta convencer nomes de peso do PT a disputar vaga na Câmara

Brasília - O o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assiste a presidenta afastada Dilma Rousseff fazer sua defesa diante dos Senadores durante sessão de julgamento do impeachment. ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

lula
O PT de Lula terá menos tempo de TV e repasses do fundo partidário, o que pode inviabilizar o seu futuro | FOTO: Reprodução/Agência Brasil |

Com receio de que o desgaste do PT possa trazer consequências muito drásticas em 2018, o ex-presidente Lula elaborou um plano para lançar os principais nomes do partido na disputa por uma vaga na Câmara Federal. A estratégia, porém, está ameaçada por conta da resistência de alguns nomes da sigla.

Segundo o jornal O Globo, se perder parlamentares, o PT terá menos tempo de TV e repasses do fundo partidário, o que pode inviabilizar o seu futuro. A legenda elegeu 68 deputados em 2014, a maior bancada da Câmara, mas o número já foi reduzido para 58 por conta dos problemas da Lava Jato e do impeachment.

O sistema da disputa ajuda que um candidato bem votado ajude a eleger outros do mesmo partido por conta do quociente eleitoral. A ideia de Lula é lançar nomes como Jaques Wagner, Tarso Genro, Olívia Dutra, Fernando Haddad e João Paulo. Entretanto, a proposta não teria agradado Haddad, Genro e Eduardo Suplicy, que pretende disputar o governo estadual ou o Senado. Com informações do Bocão News.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas