Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Vereador indica comendas ‘Maria Quitéria’ para promotora de justiça e major da PM

foto6
A major Denice Santiago e a promotora de justiça Lívia Maria Vaz | FOTO: Montagem/Divulgação |

A promotora de Justiça, Lívia Maria e Sant’Anna Vaz, e a major da Polícia Militar, Denice Santiago Santos do Rosário, devem receber a comenda ‘Maria Quitéria’ das mãos do vereador Luiz Carlos Suíca (PT). Na última segunda-feira (6), o edil protocolizou as duas indicações na Câmara de Vereadores e destacou a formação, atuação e conceitos defendidos pelas mulheres. A ação faz parte das homenagens em referência ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta quarta-feira (8). “São mulheres que lutaram para ultrapassar barreiras impostas pela desigualdade social, econômica e até mesmo de gênero. Tenho uma satisfação enorme em indicar a maior honraria da Casa para Lívia e Denice”, frisa o petista

Na peça que justifica a comenda à promotora de Justiça, Suíca divide a indicação com o vereador Sidninho e descreve a formação de Lívia Maria como promotora atuante no Ministério Público da Bahia (MP-BA) e como bacharela em Comunicação Social – Relações Públicas, pela Universidade do Estado da Bahia (2005) e ainda formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2003). Lívia ingressou no MP-BA em 2004 e atuou nas comarcas de Brejões, Macaúbas e Seabra. Foi promotora de Justiça em Itabuna, onde atuou no combate ao crime. Em Salvador, atuou no Núcleo de Prisão em Flagrante, no Núcleo de Combate a Crimes Relacionados a Erros na Área da Saúde. Atualmente coordena o Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação.

Já na indicação a Denice Santiago, o vereador petista descreve a contribuição da major no enfrentamento da violência sexista, evidenciada na sua vida pessoal e profissional, com valiosas e inéditas iniciativas. Hoje major Denice é uma das poucas mulheres oficiais que ocupam posto de comando na PM baiana, onde apenas 13% são mulheres. É graduada em Psicologia, e tem especialização em Segurança Pública, em Gestão Contemporânea pela Qualidade. Ela é responsável pela criação e implantação na Polícia Militar da Bahia, de um núcleo de gênero. Criou ainda outros programas voltados à segurança, como o ‘Ronda Maria da Penha’ onde desenvolve um serviço voltado inteiramente ao atendimento das mulheres vítimas de violência.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas