Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Boa Vista do Tupim recebe projeto ‘Terno, Rodas e Sambas’

foto4
Acompanhados por fogos de artifício e um bom batuque, os sambadores saíram em cortejo | FOTO: Divulgação/Projeto |

A primeira etapa do projeto ‘Ternos, Rodas e Sambas’ aconteceu nos dias 3 e 4 deste mês março em Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, com a proposta de valorizar a cultura popular dos Ternos de Reis. O projeto foi selecionado pelo edital de território culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Estiveram representadas as cidades de Ruy Barbosa, Boa Vista do Tupim e Itaberaba, integrantes do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu, com dois grupos de ternos de cada localidade.

Na sexta (3) à noite, o evento iniciou com roda de samba, que esquentou os ânimos dos participantes para a noite de palestra com a Professora Mestra em História Social da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Cíntia Cunha, que destacou a diferença entre história e memória ressaltando a importância da última e de sua preservação.

O projeto conta também com uma equipe de filmagem e fotografia | FOTO: Divulgação/Projeto |

Acompanhados por fogos de artifício e um bom batuque, os sambadores saíram em cortejo na manhã do sábado (4), do coreto da Praça Ruy Barbosa em direção ao Mercado Municipal, onde aconteceu o segundo dia do projeto. Aos feirantes locais foi apresentado repertório característico das festas dos Santos Reis que acontecem tradicionalmente em 6 de janeiro. O projeto conta também com uma equipe de filmagem e fotografia que deixará como resultado um DVD com o registro de todos os eventos e servirá de acervo para os grupos e cidades do território sobre ternos de reis.

“Esse projeto é importante para o nosso território, pois, com ele daremos mais visibilidade aos grupos de ternos, que após o mês de janeiro se tornam esquecidos. Essa cultura de festejar os reis deve ser preservada e incentivada a sua perpetuação através das futuras gerações”, afirmou Iana Fraga, proponente do projeto Ternos, Rodas e Sambas. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira mais imagens

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas