Ícone do site Jornal da Chapada

Movimento ‘Optei’ cresce na bancada federal para a disputa do comando do PT

foto
Chapa nacional do movimento Optei disputa a direção do PT | FOTO: Divulgação |

A chapa nacional para a disputa da direção do Partido dos Trabalhadores (PT), encabeçada pelas correntes Esquerda Popular e Socialista (EPS) e Novo Rumo tem ganhado influência dentro da bancada federal do partido na Câmara dos Deputados. Na última quinta-feira (9), membros do movimento ‘Optei’ se reuniram e destacaram a necessidade de um programa partidário capaz de dar respostas contundentes à conjuntura política atual. Um dos membros da chapa, o deputado federal baiano Valmir Assunção (PT) acredita na participação massiva dos filiados no processo eleitoral que renovará as direções do PT e afirma ser necessário encontrar o ponto de unidade.

“Defendemos o nome do ex-presidente Lula para o comando do PT nacional. Existe a relação orgânica dele com os movimentos sociais, sindicais e populares. O MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra], por exemplo, é um desses movimentos. Temos ainda muito para fazer neste país, Lula e o PT são ferramentas fundamentais dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil”, diz Valmir. O ex-ministro de Lula, José Fristch, acredita que é preciso uma nova agenda para o Estado Brasileiro. “Temos que criar meios para voltar a diminuir a desigualdade, colocar o povo negro e pobre no centro dos esforços do governo e considerar que não podemos, de forma alguma, retirar direitos da população, como tenta o golpista Michel Temer com as reformas da previdência e trabalhista”, salienta.

O movimento ‘Optei’ já tem seis parlamentares federais João Daniel (SE), Carlos Zarattini (SP), Valmir Assunção (BA), Luiz Caetano (BA), José Mentor (SP) e Décio Lima (SC) e fortes apoios partidários e sociais como o do atual presidente da legenda, Rui Falcão; do ex-ministro da Pesca, no governo de Lula, José Fritsch; da jovem Taíres Santos, vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE); dos deputados estaduais Zé Américo (SP), Padre Pedro (SC).

Também apoiam a chapa membros da executiva nacional da CUT, Fátima Mello; da direção do PT de Guarulhos, Érika Gomes; da direção nacional do PT, Sheila Oliveira; o dirigente do PT de Santo André, Tiago Nogueira; a coordenadora do CDA na Bahia, Renata Rossi; a deputada estadual Luiza Maia (BA); o presidente da CUT-GO, Mauro Rubem; e a secretária da Sepromi na Bahia, Fabya Reis. A chapa disputa o comando do partido em cidades e estados estratégicos como a Bahia, com a candidatura da ex-prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, e as capitais São Paulo e Salvador, com a vereadora Juliana Cardoso e a jovem Danielle Ferreira, respectivamente.

Sair da versão mobile