Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Brigadistas controlam chamas que ameaçavam nascentes do Rio Mato Grosso em Ituaçu

"A gente apaga fogo na Chapada todinha e não temos nenhum apoio", diz o brigadista Edvaldo Miranda | FOTO: Divulgação |

foto6
Os voluntários atuaram no combate ao fogo na região de São José, conseguiram conter as chamas e iniciam monitoramento e rescaldo | FOTO Divulgação |

Os brigadistas voluntários de municípios como Ibicoara, Barra da Estiva e Ituaçu conseguiram conter as chamas que ameaçavam as nascentes do Rio Mato Grosso, próximo à localidade de São José, na região de Ituaçu, na Chapada Diamantina. Na noite desta terça-feira (14), após chegar do combate, o presidente da Brigada Guerreiros de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda Alves, procurou o Jornal da Chapada para agradecer todos os colegas na luta contra o fogo e afirmou que o incêndio foi debelado.

“Eu considero fogo debelado. Subiram cinco brigadistas agora à noite e vão subir mais cinco na manhã desta quarta para fazer o monitoramento e rescaldo. Existe muita matéria orgânica inflamável, fogo de turfa, e é complicado para combater, por isso vamos ficar atentos”, aponta Miranda. O brigadista fez questão de citar a atuação dos brigadistas voluntários que atuaram gratuitamente nos combates a incêndios florestais na Chapada Diamantina. Edvaldo ainda salientou o auxílio de uma aeronave do programa ‘Bahia Sem Fogo’, do governo estadual.

“Os pilotos da aeronave do ‘Bahia Sem Fogo’ precisam ser lembrados, eles ajudaram muito a gente. Rafael, Rui e Gildão deram maior apoio. Agradecemos também às brigadas de Ibicoara, além da Bravos e da Guerreiros de Barra da Estiva que deram apoio ao combate, assim como o secretário de Transportes da prefeitura municipal de Ituaçu, William Oliveira. Ele segue dando apoio para os brigadistas combaterem o fogo”, completa Edvaldo ao Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Leia também
Temperaturas continuam elevadas durante os dias em todas as regiões da Chapada Diamantina
Chapada: Governo informa que programa ‘Bahia Sem Fogo’ combate incêndios em Ituaçu e Saúde
Chapada: Brigadistas entram em fase de extinção de focos de incêndio florestal em Ituaçu
Chapada: Fogo em Ituaçu retorna e brigadistas ampliam combate na região das nascentes do Rio Mato Grosso

Confira mais imagens do combate dos brigadistas voluntários

1 / 7

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas