A chuva que caiu na noite da última quarta-feira (15) em Ituaçu, na Chapada Diamantina, amenizou o trabalho dos brigadistas voluntários que combatiam os focos de incêndio florestal no município. O fogo de turfa ameaçava nascentes do Rio Mato Grosso, na região conhecida como São José, e o trabalho durante toda a semana foi intenso desde que as chamas foram identificadas no último sábado (11). Na noite da última quarta, outro foco na mesma região foi localizado e apontando como criminoso.
Os combatentes realizaram o monitoramento da área que estava queimando desde o sábado, mas, segundo entrevista do brigadista e secretário de Transportes de Ituaçu, William Oliveira, ao Jornal da Chapada, atearam fogo em outro ponto do município e a ajuda da chuva foi providencial para que as chamas não se espalhassem. “Amanheceu chovendo hoje [16] lá, então não tem mais risco [de que o fogo se espalhe]”, contou Oliveira.
O presidente da Brigada Guerreiros de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda Alves, já tinha alertado sobre a ação criminosa de um incendiário de Ituaçu. O brigadista disse ao Jornal da Chapada que já sabem quem foi que causou o fogo. “Foi criminoso, um rapaz novo que tem aqui. E o Inema ficou que vir a Ituaçu para resolver isso também”.
Jornal da Chapada
Leia também
Fogo retorna em Ituaçu e brigadistas contestam participação do governo no combate
Previsão de céu com poucas nuvens e sem chuvas na maior parte da Chapada Diamantina
Chapada: Brigadistas controlam chamas que ameaçavam nascentes do Rio Mato Grosso em Ituaçu
Chapada: Governo informa que programa ‘Bahia Sem Fogo’ combate incêndios em Ituaçu e Saúde