Ícone do site Jornal da Chapada

Palestra gratuita sobre dilemas do mercado de trabalho

julio
Reestruturador de empresas Júlio Correia Neto fala sobre preconceito, desvalorização dos profissionais e outros temas | FOTO: Reprodução |

Discutir os maiores dilemas do mercado de trabalho brasileiro, essa será a proposta da palestra Papo Reto Debate que vai acontecer no dia 22 de março. O evento será gratuito. O debate será transmitido ao vivo pela web através da plataforma Youtube. O encontro será mediado pelo reestruturador de empresas Júlio Correia Neto e contará com a coach e gestora de RH Viviane Consiglio e com a consultora e palestrante sobre PCD (portadores com deficiência) Ana Bracarense.

Segundo Júlio Correia Neto, os maiores problemas no Brasil tem sido o preconceito em relação à idade, cor e também com pessoas com deficiência (PCD). Ele comenta que dentro das corporações há outros erros graves, como, por exemplo, as cobranças excessivas por resultados, que gera estresse e outras doenças emocionais que prejudicam a própria produtividade da empresa.

“Toda essa pressão e o estresse causado pelas instituições afeta de maneira significativa a qualidade da saúde dos colaboradores gerando, consequentemente, baixa produtividade. As próprias corporações prejudicam a si mesmas”, reforça o consultor. Outro ponto que ele destaca é a desvalorização dos profissionais de meia idade. Júlio diz que observa diversas empresas cheias de profissionais inexperientes e mal treinados. Para o especialista, o ideal é o equilíbrio entre a senioridade e a jovialidade.

“Preocupa-me o excesso de ‘juniorização’. O efeito é você ver pessoas de 40 ou 50 anos se achando excluídas do mercado de trabalho”, alerta. O especialista fala que é importante para qualquer instituição ter pessoas experientes ensinando os mais novos. Por quê? Quem é de meia ideia é mais cauteloso na tomada de decisões, vão contra a moda da pressa, do atropelo, do agir sem pensar, da busca do poder e do status a qualquer preço.

Para o especialista, o ganho é notório na qualidade da produção e na gestão de equipes. Os profissionais experientes são focados em coisas práticas e são menos afobados. “As ações ficam mais alinhadas e há poucos erros que venham comprometer os resultados”. “O segredo não está na construção de um time mais jovem ou mais experiente, está, sim, na formação de equipes que realmente queiram fazer melhor, independentemente do nível de experiência e maturidade”, aconselha.

Serviço:
Papo Reto Debate
Data: 22/03/17
Horário: 19h30
Link do Youtube para acompanhar:
https://www.youtube.com/watch? v=J8w6FTZtlfA

Sair da versão mobile