Em projeto de indicação apresentado nesta semana, a vereadora Lorena Brandão pediu ao prefeito ACM Neto a viabilidade de estudo para a construção de sistema emergencial de coleta e distribuição de águas pluviais em bairros de Salvador. Para a edil, a medida é necessária por conta do serviço deficitário prestado à cidade e as decorrentes reclamações de falta de água em algumas localidades.
“Andando pelas comunidades, pelos locais, uma das maiores demandas que encontramos é a falta de água. É inadmissível que isto aconteça. A Embasa precisa tomar providências e resolver este problema. A água, além de ser um direito de todos, é um bem essencial para o dia-a-dia e nosso bem-estar. Podemos sim estudar e apresentar propostas para que até a água da chuva seja reaproveitada. Salvador é uma cidade com bom índice pluviométrico, que anualmente fica em cerca de 2.000 mm de chuva”, disse a vereadora.
A capital baiana registra chuva durante todos os meses, com mais intensidade entre abril e julho. Entre os bairros sugeridos pela vereadora para este estudo de viabilidade estão o Bonfim, Valéria, Uruguai, Tancredo Neves, Ribeira, Sete de Abril, Sussuarana, São Cristóvão, São Caetano, Pernambués, Ipitanga, Pau da Lima, Lobato, Liberdade, Brotas, Itapuã, Cajazeiras e o Cabula.