Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cineclube em Lençóis realiza sessões com filmes do cinema marginal baiano

cine
O filme será o média-metragem ‘Superoutro’ – um dos mais conhecidos do cineasta Edgar Navarro | FOTO: Divulgação/Cineclube Fruto do Mato |

Um clássico do cinema marginal baiano será exibido na próxima sessão do Cineclube Fruto do Mato, que acontece na próxima terça-feira (21) em Lençóis, na Chapada Diamantina. O filme de média-metragem ‘Superoutro’ é um dos mais conhecidos do cineasta Edgar Navarro, que depois dirigiu dois longas, “Eu me Lembro”, em 2005, e “O Homem que Não Dormia”, de 2012.

A forma peculiar de fazer cinema deu a Navarro a fama de cineasta polêmico, provocador e inventivo. Após dirigir vários curtas, como “Alice no País das Mil Novilhas” (1976) e o “Rei do Cagaço” (1977), o cineasta baiano realiza “Superoutro”, que é considerado por muitos como sua obra-prima. Com referências de Glauber Rocha, do cinema marginal e de artistas importantes do neorrealismo italiano e surrealismo espanhol, Navarro retrata a vida de um anti-herói contemporâneo que através de sua imaginação caótica e alucinada tenta libertar-se da miséria que o assedia.

Vivido pelo ator Bertrand Duarte, o personagem principal questiona referências culturais, como a televisão e a propaganda na Salvador dos anos 80, e propõe uma ruptura nos valores morais e cívicos. “A partir destes elementos do filme iremos debater o conceito de cinema marginal no Brasil e mostrar a importância desse movimento como alternativa de criação”, afirmou o cineasta e curador do Cineclube Fruto do Mato, Juca Badaró.

As sessões do cineclube acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural. O Cineclube Fruto do Mato é um projeto do Edital Setorial de Áudio visual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS). Jornal da Chapada com informações de Assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas