Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Meteorito pode ter sido causa de fenômenos relatados por soteropolitanos no domingo

foto5
Especialistas descartam que tenha havido abalos sísmicos nas regiões onde foram relatados os tremores | FOTO: Reprodução/G1 |

No último domingo (26) moradores de diversas localidades de Salvador, e algumas cidades vizinhas, foram surpreendidos por um estrondo e, supostamente, um tremor de terra. Na última terça-feira (28) o Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, informou que um meteoro pode ter sido a causa do fato. A equipe de sismologia do Observatório também descartou que tenha havido abalos sísmicos nas regiões onde foram relatados os tremores.

Ainda não há confirmação até o momento de que a queda de um meteoro tenha provocado o barulho e o tremor, mas os relatos e as imagens obtidas apontam para essa origem, segundo suspeita o órgão. De acordo com o sismólogo Fábio Dias, nenhum sinal relacionado a tremor de terra foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), nem pela estação de GDU01, situada 150 quilômetros de Salvador, o que reforça a hipótese de que o evento tenha sido causado por um meteoro.

Leia também
Chapada: Terra também tremeu na região do município de Wagner, relata morador

Os tremores sentidos podem ser explicados por meio da onda de choque que se constitui através da fragmentação do meteorito que desloca o ar ao redor, causando trepidações em portas e janelas. A pesquisa para descrever o acontecimento ainda está em fase inicial, testemunhos estão sendo coletados por profissionais da Universidade Federal da Bahia (Ufba) através de um formulário disponível na internet para poder traçar um raio entre a explosão do meteorito e as possíveis direções que os fragmentos possam ter ido. Geólogos estão oferecendo dinheiro para quem encontrar fragmentos do meteorito em Salvador.

Há suspeitas também da reativação de falhas geológicas na Baía de Todos-os-Santos como causa do tremor de terra. Uma falha geológica é o rompimento da rocha com movimentos de blocos e pode acontecer na terra ou na superfície marinha. E entre a Cidade Alta e Baixa há uma falha dessa. Caso o tremor tenha sido de baixa magnitude ele não tinha como ter sido registrado por estações sismológicas. Jornal da Chapada com informações de G1BA e Aratu Online.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas