Ícone do site Jornal da Chapada

Chuvas trazem expectativas positivas para moradores da Chapada Diamantina; confira fotos e vídeos

chuva
As chuvas aumentaram os volumes dos rios na Chapada; na imagem a Cachoeira do Bocório, em Andaraí e o rio Contendas, em Contendas do Sincorá | FOTO: Montagem JC |

As chuvas que começaram a ser registradas a partir das últimas terça (28) e quarta-feira (29) em grande parte da Chapada Diamantina continuam, conforme relatos passados ao Jornal da Chapada nesta quinta-feira (30). Em Barra da Estiva, Ibicoara, Ibiquera, Andaraí, Ituaçu, Palmeiras, Mucugê, Wagner (onde alagou praça), Bonito, Utinga, Morro do Chapéu, Abaíra, Iraquara, Lençóis, Seabra, Itaetê, Nova Redenção, Contendas do Sincorá (onde o rio subiu o volume), entre outras cidades há notícias de precipitação.

Praça Dois de Julho no município de Wagner ficou completamente alagada | FOTO: Reprodução/João Marcos |

Em Barra da Estiva, o relato do presidente da Brigada Voluntária Guerreiros, Edvaldo Miranda Alves, é de que tem chovido fraco. O presidente dos Combatentes de Incêndio Florestal de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, afirmou que “tem caído uma chuva boa. Que está dando para baixar a poeira e segurar um pouco os incêndios”.

Já o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, Luiz Pimenta, informou ao Jornal da Chapada que está um “tempo bem chuvoso, nublado, úmido, algumas pancadas de chuva durante o dia e a noite”. Outras localidades como Ituaçu e Lençóis também tem registros de chuva, e deixa todos os trabalhadores do campo esperançosos.

No Vale do Capão, distrito de Palmeiras, o relato é da moradora Flávia Guimarães Oliveira. “Graças a Deus, a gente estava precisando de chuva, por causa da falta d’água, mas agora veio”, contou. Moradores e gestores de muitos municípios da região estavam bastante preocupados com a estiagem e agora já começam a sentir um alívio, esperando que o clima continue desta forma e encha os reservatórios de água.

Imagem mostra o volume do Rio Contendas, no município de Contendas do Sincorá | FOTO: Divulgação/Rony Dias

Previsão do tempo
As condições do tempo na Bahia permanecerão favoráveis à ocorrência de chuvas em todo o Estado. Nos próximos dias, um corredor de umidade se deslocará mais para o norte, atuando com mais intensidade em diferentes partes da Chapada Diamantina, no Recôncavo, São Francisco, Oeste e parte do Norte e Nordeste do Estado. Assim, a previsão para estas regiões é de céu encoberto e chuvoso na maior parte do período.

Os maiores índices ainda estão previstos para o centro-norte e oeste do Estado, onde as máximas deverão variar de 33°C a 36°C. Por outro lado, temperaturas mais amenas são esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 17°C.

Chuva alagou ruas de Salvador e deixou o trânsito congestionado | FOTO: Reprodução |

Capital
As fortes chuvas que atingem a capital baiana na manhã desta quinta-feira (30) deixam o trânsito complicado em diversas vias da cidade, por isso os motoristas devem redobrar a atenção. A chuva provocou alagamentos, quedas de árvores, além de estragos em imóveis.

Alguns bairros da cidade também ficaram sem energia durante as fortes chuvas, relâmpagos e trovoadas. São eles: Costa Azul, Avenida Paralela, Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, Periperi e Stella Maris.

O trânsito está bastante congestionado nas avenidas Luis Viana Filho, Luis Eduardo Magalhães, Magalhães Neto, Tancredo Neves, Barros Reis, Heitor Dias, ACM, Suburbana e Mário Leal Ferreira.

Jornal da Chapada 

Vídeo da região do Rio Contendas

Vídeo da chuva em Ibicoara

Fotos da chuva na Chapada Diamantina

1 / 13

Vídeos e fotos da chuva em Salvador
Vídeo 1

Vídeo 2

Fotos de Salvador

2 / 8
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas