Ícone do site Jornal da Chapada

Cantor João Marcos compõe inspirado na Chapada Diamantina; confira músicas

itamar
João Marcos é natural do município de Wagner e já trabalhou no eixo Rio-São Paulo e também em Salvador | FOTO: Itamar Bezerra |

Faz ao menos quatro anos que o compositor chapadeiro João Marcos tem criado canções pensando na vida, no cotidiano, nas belezas naturais e acontecimentos da Chapada Diamantina. As músicas ‘Abafa o fogo’, ‘Rio Utinga’ e ‘Parque Nacional’, são exemplo disso. Ele é natural de Wagner, do tempo quando o município ainda se chamava ‘Itacira’, e foi lá que ele começou a carreira, ouvindo os cantadores de coco na feira, os repentistas e teve uma relação muito próxima com as músicas evangélicas. “Sou uma salada, uma mistura”, contou João em entrevista ao Jornal da Chapada.

O músico trabalhou em outros estados, como no eixo Rio-São Paulo, e em Salvador também. Em sua canção ‘Parque Nacional’, João Marcos fala sobre as belezas, histórias e causos das cidades da Chapada Diamantina. Fala sobre o ‘Poço Encantado’, as ‘Cachoeiras da Fumaça e do Buracão’, os ‘Morros do Pai Inácio’ e do ‘Camelo’, entre outros locais. Ele cita também o Jarê, ritual religioso dos quilombolas do município de Lençóis, contando um pouco da cultura do lugar.

Mas o autor diz que tem músicas de denúncias também, como é o caso da ‘Abafa o Fogo’. “Essa foi muito veiculada e denuncia as queimadas terríveis que acontecem na região”, contou João. A ‘Rio Utinga’ fala do rio que nasce na cidade de mesmo nome e chega ao mar através dos rios Santo Antônio e Paraguaçu. Nessa música, ele conta sobre o descaso pelo qual o rio passa. “Ele está muito maltratado, entrando no rol dos rios poluídos de Wagner”, afirmou o cantor. Segundo ele, a canção está sendo utilizada como recurso pedagógico para conscientizar as crianças nas escolas do município. Vale a pena conferir o trabalho desse autor da terra.

Jornal da Chapada

Confira os vídeos das músicas de João Marcos:
Abafa o fogo

Rio Utinga

Parque Nacional

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas