O presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira dos Santos, postou um vídeo nas redes sociais, na última quarta-feira (5), sugerindo uma reflexão sobre o uso e cuidado com os recursos naturais no Brasil, além de tratar das demandas dos voluntários da região chapadeira. “Recursos esses desejados pelo grande capital mundial”, falou Vieira. Para o brigadista, quem perde nesse jogo de interesses econômicos é a população dos locais explorados.
Na oportunidade, ele convocou a todos para a manifestação do movimento ‘Chapada Sempre Verde’ no próximo dia 13 de abril, a partir das 9h, no posto de gasolina do Morro do Pai Inácio, em defesa do ecossistema. Segundo Homero, os incêndios florestais são “o braço mais nefasto e destruidor” desse interesse mercadológico. Os brigadistas cobram que as ações de combate sejam coordenadas pela Defesa Civil, além de ações integrativas para organizar as atividades e dar segurança aos combatentes. (Saiba mais sobre a manifestação aqui)
“Na Chapada Diamantina não é diferente, todo ano perdemos centenas e centenas de hectares de nosso ecossistema”, afirmou Homero. “O momento é agora. Ou juntos iremos lutar por uma Chapada sempre verde, ou veremos todos os anos as chamas consumirem a diversidade e as nascentes da nossa Chapada Diamantina”, desabafou Vieira. (Entenda mais sobre a manifestação dos brigadistas aqui)
Jornal da Chapada
Confira vídeo completo publicado no perfil de Homero Vieira no Facebook