Ícone do site Jornal da Chapada

Em nove dias, 80 carros são roubados e 23 furtados em Salvador

Trânsito Na foto: Avenida Paralela Autora: Carol Garcia / AGECOM

secom
A SSP distribuiu comunicado informando que neste primeiro trimestre houve uma redução de 6,7% no número de furtos e roubos de veículos em Salvador | FOTO: Reprodução |

Só nos primeiros nove dias do mês de abril, 80 veículos foram roubados em Salvador – ou seja, tomados de seus donos por meios violentos. Uma média de quase 10 carros tomados em assaltos, por dia, na maioria das vezes com ameaças de morte às vítimas. Denunciou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (10).

Na quarta-feira passada, a SSP distribuiu comunicado informando que neste primeiro trimestre houve uma redução de 6,7% no número de furtos e roubos de veículos em Salvador. E detalhou: na comparação com o mesmo período de 2016, só o número de roubos teve redução de 6,5%. Já em relação aos furtos, o decréscimo foi de 7,2%. Diz a secretaria, que nesse período foram furtados 398 veículos.

“Mas, curiosamente, não diz quantos carros foram roubados. Mas, qual a razão de não se mostrar os números referentes aos roubos, aos carros tomados de seus donos com ameaças, muitas vezes com armas apontadas contra as vítimas? Simples: eles são muito elevados. São assustadores”, frisou Carlos Geilson.

Por meio do delegado Marcelo Tannus, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, a Secretaria de Segurança Pública, afirmou que número de veículos recuperados corresponde a 54% do total de carros roubados. No entanto, nesses nove dias de abril, em que 80 carros foram roubados e outros 23 foram furtados, foram recuperados apenas 15 – ou seja, menos de 15%.

“Então, bem dizia o professor Roberto Campos, que estatísticas são como o biquíni: o que revelam é interessante, mas o que ocultam é essencial”, ressaltou Geilson.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas