Ícone do site Jornal da Chapada

Governo baiano foge da instalação da CPI do Centro de Convenções na Assembleia, diz oposição

caronel
A atitude levou os deputados oposicionistas a concluírem que o governo quer inviabilizar a Comissão | FOTO: Reprodução |

A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Centro de Convenções, marcada para acontecer às 15h, desta terça-feira (11) foi frustrada pela ausência de membros da bancada de governo. Deputados da Oposição marcaram presença na sala das Comissões, onde seria aberta a primeira sessão da CPI, porém, o não comparecimento dos governistas impediu o ato. A atitude levou os deputados oposicionistas a concluírem que o governo quer inviabilizar a Comissão.

“Em uma atitude de desrespeito, o governo do PT tenta boicotar a CPI do Centro de Convenções. Diante disso, entendemos que a gestão petista quer fugir dos questionamentos, relacionados a situação do Centro”, criticou o líder da Oposição, deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB). Em pronunciamento, o deputado Adolfo Viana (PSDB), disse que a atitude dos governistas desmoraliza o Poder Legislativo.

“Primeiro eles alteraram na surdina a composição das bancadas, com a manobra de retirar dois deputados do PSL para impedir que o bloco independente indicasse nomes. E agora, além de esvaziarem o ato de abertura querem de forma ditatorial indicar os nomes para a presidência e para a relatoria da Comissão. A base do governo se agacha para o Poder Executivo, como se quisesse encobrir ou não se apurar nada. Não pretendemos politizar a CPI nem antecipar julgamentos, mas o que queremos é uma solução para o Centro de Convenções. A situação do empreendimento é uma vergonha para o estado da Bahia”, lamentou.

O deputado Luciano Ribeiro (DEM) afirmou que o governo se acovardou diante da CPI. “A CPI é um instrumento de garantia das pluralidades partidárias e por isso dar garantia as minorias. Hoje a CPI se tornou ainda mais importante, pois se o governo foge é porque não quer que se apure o que aconteceu com o Centro de Convenções”, frisou.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas