Ícone do site Jornal da Chapada

Dias quentes e noites frias em regiões serranas da Chapada Diamantina

ana claara
Em cidades como Mucugê, Piatã, Lençóis e Morro do Chapéu as mínimas poderão chegar aos 17°C | FOTO: Arquivo/Ana Carla Nunes |

Para os próximos dias, são esperadas algumas mudanças nas condições do tempo na Bahia, principalmente em relação às chuvas, pois mesmo com a atuação da massa de ar quente e seco, que está reduzindo a nebulosidade e as chuvas, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá contribuir para a ocorrência de chuvas fracas em algumas localidades do Norte e Oeste do Estado. Vale lembrar que a ZCIT atua com mais intensidade no período entre os meses de fevereiro e maio, sendo este o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas em grande parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e oeste da Paraíba e Pernambuco.

Na Bahia, esse sistema pode influenciar o tempo no extremo norte do Estado, aumentando a nebulosidade e as chances de chuvas, a exemplo do que está previsto para os próximos dias, sobretudo na região Norte e faixa centro-norte das regiões Oeste e São Francisco. Nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, onde também há previsão de chuvas fracas, quem continua influenciando são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. No entanto, as maiores chances continuam sendo para as localidades mais próximas ao litoral. Mesmo com essa previsão de chuvas, as temperaturas se manterão elevadas nessas regiões, com máximas podendo chegar aos 35°C, o que deverão contribuir para que essas chuvas ocorram.

Para a Chapada Diamantina, Sudoeste e centro-sul da região do São Francisco, a massa de ar quente e seco continua sendo o sistema predominante, o que deverá manter o céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de ocorrer chuvas. Mesmo assim, temperaturas mais amenas são esperadas para algumas localidades, principalmente nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 17°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também manterão o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas, sobretudo durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 23°C e máximas de 32°C. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas