Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Itaberaba se prepara para greve geral nesta sexta; protestos envolvem diferentes classes

ita
Diversas entidades vão para as ruas protestar contra as reformas Trabalhista e Previdenciária | FOTO: Divulgação/Arquivo |

A mobilização nacional contra as reformas trabalhista e da previdência propostas pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) acontecerá também em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, na próxima sexta-feira (28). Diversos representantes de sindicatos, movimentos sociais e de empresas públicas e privadas do município criaram o movimento apartidário ‘Mobilização Já’, que tem como objetivo lutar contra a perda de qualquer direito trabalhista já conquistado.

Entre as entidades envolvidas na manifestação estão o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), o dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o dos Servidores Municipais de Itaberaba (Sindserv), o Clube de Dirigentes Lojistas de Itaberaba (CDL), o Sindicato dos Comerciários e o Sindicato dos Policiais Civil do município (Sindpoc). Também aderiram os sindicalistas do Sindicato dos Bancários, além dos movimentos sociais LGBT e Movimento Negro, da rádio Rosário FM, da OAB Itaberaba, e discentes da Uneb, Cetep, Colégios Modelo e Centenário.

Na sexta-feira haverá também uma manifestação, com concentração em frente ao Shopping da Bahia | FOTO: Divulgação |

Brasil
Paralisações também estão previstas em Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e diversas outras capitais e cidades do interior. A lista de entidades que farão parte do movimento deve crescer até o final da semana. Há previsão de assembleias de categorias até quinta-feira (27) para decidir se participarão ou não da greve. Em Salvador, os rodoviários, policiais civis, professores e movimento sociais vão tomar as ruas e paralisar as atividades.

Na capital paulista, já declararam paralisação os sindicatos dos metroviários, dos motoristas de ônibus, dos motoboys e dos trabalhadores da limpeza urbana. Pilotos de avião e comissários de bordo confirmam na quinta se participarão ou não da greve. Os funcionários dos Correios decidirão se entrarão em greve. Nesse caso, porém, a paralisação vai além da manifestação de sexta, a proposta é uma greve geral dos trabalhadores da empresa contra fechamento de agências e da suspensão das férias, entre outros pontos.

Paralisações também estão previstas em Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e diversas outras capitais e cidades do interior | FOTO: Reprodução |

UGT Bahia reafirma defesa da greve
O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT Bahia), Magno Lavigne, reforçou a importância da greve geral do dia 28 de abril, convocada pelo conjunto das centrais sindicais. Na sexta-feira haverá também uma manifestação, com concentração em frente ao Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), às 6h.

Magno enfatiza que a pauta conjunta das centrais para a greve inclui temas relevantes para a classe trabalhadora, “como as reformas da Previdência e Trabalhistas, que retiram direitos históricos e são retrocessos”. Acerca da agenda política do país, Lavigne enfatiza “que a UGT mantém sua posição em defesa da ampla apuração de todos os casos de corrupção que estão sendo amplamente divulgados, inclusive da Lava Jato”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas