Ícone do site Jornal da Chapada

Chuvas fracas e temperaturas baixas devem predominar na Chapada Diamantina

chuva
As temperaturas devem variar entre mínimas de 16°C (menores do Estado), durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã | FOTO: Arquivo/Emerson Santos |

Nos próximos dias, as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-leste quem predomina são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que deverão manter o céu nublado a parcialmente nublado, principalmente nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, onde também há possibilidade de ocorrer chuvas fracas. Além disso, um sistema de Alta Pressão sobre o Oceano, próximo a costa do Sudeste brasileiro e sul da Bahia, poderá intensificar estes ventos e, consequentemente, as chuvas nessa região, sobretudo nas localidades mais próximas ao litoral.

Na Chapada Diamantina e Sudoeste, onde também há previsão de chuvas fracas, o destaque vai para as temperaturas, que deverão variar entre mínimas de 16°C (menores do Estado), durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, e máximas de 34°C no período da tarde. Para a faixa centro-oeste e norte, que inclui as regiões Oeste, São Francisco e Norte, quem continua predominando é uma massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas na maior parte do período. Além de deixar o tempo seco, a permanência dessa massa de ar também está contribuindo para deixar as temperaturas elevadas nessas regiões, onde as máximas deverão variar entre 34°C e 36°C.

Por outro lado, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, essas temperaturas serão mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 18°C em algumas localidades, principalmente nas áreas serranas. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico é quem continua predominando, mantendo, assim, o céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas. As temperaturas na capital baiana se manterão elevadas, com valores variando entre mínimas de 23°C e máximas de 32°C. Na primeira metade do outono as características da estação se assemelham as características do verão, ou seja, com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas