Ícone do site Jornal da Chapada

Comissão da Câmara aprova parecer do projeto que cria campus da Ufba no Subúrbio de Salvador

ufba
Salvador pode ter novo campus da Ufba | FOTO: Meramente Ilustrativa/A Tarde |

De autoria do deputado federal baiano Valmir Assunção (PT), o projeto de lei (872/2015), que cria um campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no Subúrbio Ferroviário de Salvador, teve parecer aprovado pela Comissão de Educação (CE) da Câmara Federal e segue em tramitação, agora, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Para o parlamentar petista, a iniciativa vai atender uma demanda reprimida na região periférica de Salvador. “É de fundamental importância esse campus no Subúrbio Ferroviário, principalmente para os jovens que sonham em ingressar em uma universidade pública”, salienta Valmir.

O deputado diz que segue acompanhando de perto a tramitação da autorização para o Poder Executivo criar o campus. O projeto foi relatado pela deputada do Amapá Marcivânia Flexa (PCdoB) na Comissão de Educação. A peça já passou pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), onde teve o parecer aprovado por unanimidade. “Falta agora a CFT e CCJ [Comissão de Constituição e Justiça]. Se ambas aprovarem, está aprovado porque é terminativo nas comissões. Ou seja, não passa pelo plenário”, informa Valmir Assunção. No Subúrbio Ferroviário, vivem mais de 500 mil pessoas em 22 bairros. Trata-se de uma região conhecida pela linha ferroviária que liga a Calçada, na Cidade Baixa, a Paripe, que fica na região noroeste de Salvador.

A ex-dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Danielle Ferreira, também comemorou a aprovação da proposta. Ela foi uma das pessoas que auxiliou Valmir a construir a proposta do campus no Subúrbio. “Vai atender diferentes classes e deve envolver a comunidade nas ações acadêmicas, assim como acontece em outros campi. É possível também que a população mude toda sua estrutura, e até o modo como enxerga a vida, com uma unidade federal de ensino atuando na comunidade. É um projeto que vai além da simples questão de ter uma universidade, isso envolve cultura, lazer e educação, pilares fundamentais do convívio social”, aponta Dani.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas