Ícone do site Jornal da Chapada

Cidades da Chapada Diamantina confirmam participação na greve geral desta sexta

protesto
O Ministério Público do Trabalho reconhece como legítima a convocação da greve | FOTO: Reprodução/Arquivo |

A Chapada Diamantina não ficará de fora da greve geral marcada para acontecer em todo o país nesta sexta-feira (28) em resposta às propostas de reformas do atual governo federal, como as trabalhista e da Previdência. Em Itaberaba, os representantes de sindicatos, movimentos sociais e de empresas públicas e privadas do município criaram o movimento apartidário ‘Mobilização Já’, que tem como objetivo lutar contra a perda de qualquer direito trabalhista já conquistado.

Em Rio de Contas, movimentos sociais, como a Associação Resistência Negra Quilombola, o sindicato de professores (APLB), a Escola Juvenal Cândido de Oliveira e rádios locais, estão unidos pela causa. Marcaram concentração às 8h30 em frente ao Fórum da cidade. Outras cidades também pretendem ter atos de sindicatos contra as reformas do governo de Michel Temer (PMDB), como em Souto Soares, Iramaia, Morro do Chapéu, Lençóis, Palmeiras, Itaetê, Nova Redenção e Seabra. Salvador já amanheceu nesta quinta (27) com protestos de trabalhadores da construção civil.

MPT
O procurador geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, afirmou em nota oficial do Ministério Público do Trabalho (MPT) que a greve é um “direito fundamental assegurado pela Constituição Federal, bem como por Tratados Internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.

O órgão ainda enfatiza a legitimidade dos interesses que o movimento visa defender, sendo “justo e adequado de resistência dos trabalhadores às reformas trabalhista e previdenciária, em trâmite açodado no Congresso Nacional, diante da ausência de consulta efetiva aos representantes dos trabalhadores”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas