Ícone do site Jornal da Chapada

Câmara de Salvador aprova projeto para prevenir acidente com árvores

saba
Vereador Sabá é autor do projeto e líder do PV na Casa | FOTO: Reprodução |

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou na última quarta-feira (26) o Projeto de Indicação número 337/2017 do vereador Sabá (PV), líder do partido na Casa, que sugere ao prefeito ACM Neto (DEM) a criação de um projeto para realização de um “Inventário Ambiental”, visando catalogar as árvores de grande porte na capital baiana. Na visão de Sabá, os últimos acontecimentos envolvendo árvores centenárias e outras situadas em locais inadequados, principalmente em época de chuva, reforça a necessidade de que todas as árvores de Salvador sejam monitoradas de perto por especialistas da área.

“Para entender a gravidade do tema é só lembrarmos que nos últimos cinco meses tivemos vários acidentes envolvendo árvores. Em dezembro do ano passado tivemos uma tragédia quando uma árvore centenária, no bairro de Matatu de Brotas, caiu sobre nove casas e causou a morte de uma idosa, além de ter deixado outras pessoas feridas. Já na semana passada tivemos mais um acidente, quando uma árvore caiu sobre um carro que estava parado em um congestionamento na Avenida Garibaldi. Por um milagre a motorista saiu com ferimentos leves”, lembra o legislador.

Compete ao Município conservar, preservar, podar e erradicar as árvores situadas em áreas públicas e fiscalizar a poda, conservação e eliminação das situadas em áreas particulares. Também são de atribuição da gestão municipal a adoção de medidas preventivas e implantação de políticas que minimizem os danos causados pelo mau gerenciamento desse serviço de fiscalização, conservação e erradicação, conforme Lei Municipal nº. 5.493/99.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas