Ícone do site Jornal da Chapada

Tempo firme em grande parte da Chapada Diamantina para os próximos dias

jc3
Na faixa centro-oeste e norte do Estado, que abrange as regiões Oeste, São Francisco, Norte e grande parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, predomina uma massa de ar quente e seco | FOTO: Jornal da Chapada |

Nos próximos dias, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo na Bahia, pois continuam sendo influenciadas por dois sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte do Estado, que abrange as regiões Oeste, São Francisco, Norte e grande parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, quem predomina é uma massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Além de deixar o tempo seco, outro reflexo da permanência dessa massa de ar também é verificado nas temperaturas dessas regiões, pois com a pouca nebulosidade, os índices ficam mais elevados durante o dia, especificamente à tarde, quando as máximas poderão chegar aos 36°C em algumas localidades. Já durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, estes índices, normalmente diminuem, podendo chegar a mínimas de até 18°C.

Por outro lado, na faixa centro-leste, que inclui as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul e centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam influenciando o tempo, o que deverá manter o céu encoberto e chuvoso. Além disso, um sistema de Alta Pressão sobre o Oceano, que ganhou força após a passagem da frente fria, também deverá intensificar estes ventos, resultando em mais umidade e, consequentemente, mais chuvas para algumas regiões, a exemplo das localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo e Sul.

Mesmo com essa previsão de céu encoberto e chuvoso nessas regiões, as temperaturas ainda se manterão elevadas, com máximas variando entre 29°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) a 34°C (no Nordeste). Ainda assim, temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C (menores do Estado).

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, também são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que deverão manter o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias. Ainda que o tempo permaneça chuvoso, as temperaturas na capital baiana também continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 31°C. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas