Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Detran inicia emissão de CNH com QR Code para evitar fraudes

cnh
O objetivo é evitar a falsificação do documento | FOTO: Reprodução/Detran |

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) passou, nesta semana, a ser monitorada pelo sistema QR Code. O objetivo é evitar a falsificação do documento. A CNH ganhou no verso um código de barras bidimensional, onde ficam armazenados todos os dados do condutor, inclusive a foto, sem custo adicional. As informações podem ser lidas pela câmera da maioria dos celulares e também por dispositivos com o software apropriado. As carteiras antigas, dentro do prazo de validade, não precisam ser trocadas.

A medida cumpre a determinação da resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e é obrigatória em todo o país, a partir deste mês. A tecnologia aumenta o grau de segurança na fiscalização do Detran, que poderá identificar mais facilmente a autenticidade das habilitações durante as blitzes.

“Hoje, enfrentamos casos de clonagem da CNH, alteração de dados em carteiras furtadas ou perdidas e acréscimo irregular de categorias. Com o QR Code, o documento estará conectado ao Registro Nacional dos Condutores Habilitados, o Renach, sem a necessidade de digitar informações, o que vai dificultar as fraudes e garantir mais rigor na fiscalização de condutores infratores”, explica o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes. As informações são do Detran.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas