Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina deve registrar as menores temperaturas da Bahia no final de semana

foto5
Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste as temperaturas mínimas poderão chegar aos 15°C | FOTO: Reprodução/Rius |

Para os próximos dias, que inclui o final de semana, as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas por dois sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte do Estado, que inclui as regiões Oeste, São Francisco, Norte e grande parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, quem predomina é uma massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas nesse período.

Além de deixar o tempo seco, outro reflexo da permanência dessa massa de ar também é verificado nas temperaturas dessas regiões, pois com a pouca nebulosidade, os índices ficam mais elevados durante o dia, especificamente no período da tarde, quando as máximas poderão chegar aos 36°C em algumas localidades. Já durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, estes índices, normalmente diminuem, podendo chegar a mínimas de até 18°C.

Por outro lado, na faixa centro-leste, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul e centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam influenciando o tempo, o que deverão manter o céu encoberto e chuvoso. Além disso, um sistema de Alta Pressão sobre o Oceano, próximo a costa do Sudeste brasileiro, também está intensificando estes ventos, resultando, assim, em mais umidade e, consequentemente, mais chuvas para algumas regiões, a exemplo das localidades mais próximas ao litoral.

Lençóis, Piatã, Morro do Chapéu e Mucugê devem registrar as menores temperaturas no final de semana | FOTO: Reprodução/Inema |

Mesmo com essa previsão de céu encoberto e chuvoso nessa faixa do Estado, as temperaturas ainda se manterão elevadas, com máximas variando entre 29°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) a 34°C (no Nordeste). Ainda assim, temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 15°C (menores índices previstos para o período no Estado).

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, também são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que deverão manter o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias. Ainda assim, as temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 31°C.

Maré
Entre a sexta-feira (5) e o domingo (7), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre à 00h e às 2h e entre às 12h e às 14h, com valores variando de 1,7 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 6h e às 8h e entre às 18h e às 20h, com valores variando de 0,4 a 0,9 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas