Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Oficina de bioconstrução será realizada em junho no município de Rio de Contas

fot5
As vagas são limitadas e o resultado da seleção dos inscritos será no dia 22 de maio, com informes por e-mail ou telefone | FOTO: Reprodução |

Nos próximos dias 3 e 4 de junho acontece a terceira oficina do projeto ‘Refazeres’: Bioconstrução e Cultura na Chapada Diamantina, a vivência com madeira, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A vivência é gratuita e as inscrições podem ser feitas no blog do projeto http://refazeresriodecontas.tumblr.com. Como as vagas são limitadas, será feita uma seleção dos inscritos, que serão avisados sobre o processo seletivo no dia 22 de maio, por e-mail ou telefone.

No decorrer do projeto Refazeres foram pesquisados cerca de 20 construtores que detêm conhecimentos tradicionais sobre as construções da cidade, utilizando materiais diferentes como a madeira, a terra, o ferro e a pedra. Para esta terceira vivência foram convidados os mestres da madeira Magson Lima Ramos, conhecido como Guinho, e Jaime da Silva Neves, conhecido como Pezão para contribuir na oficina em conjunto com os bioconstrutores e facilitadores David Borja e Nagoy Sol.

Em uma Roda de Conversa serão apresentados diferentes olhares e usos da madeira numa rica troca de experiências, onde cada um a seu modo partilhará seus saberes, impressões e relações com o elemento madeira, por exemplo. Durante os dois dias acontecerão atividades práticas, exibição de filmes, visitas a prédios históricos, abordando a madeira na construção e, para além da construção, a sua relação com a permacultura.

A abordagem será tanto sobre o processo de transformação da árvore em madeira e seu beneficiamento para uso na construção civil e movelaria, como também a transformação da semente em árvore. A organização do projeto convida pedreiros, serventes, estudantes, bioconstrutores, arquitetos, tecnólogos, moradores da região e todas as pessoas interessadas em compartilhar saberes e fazeres da construção com madeira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas