Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Oficina de Grafite incentiva arte de rua durante Cine Diamantina; saiba mais

foto4
O curso será ministrado pelo artista plástico Eder Muniz | FOTO : Antônio Chequer |

O Cine Diamantina, que ocorrerá em Mucugê, Andaraí e Palmeiras, na Chapada Diamantina, entre os meses de maio e junho deste ano, além de exibir filmes e realizar oficinas de roteiro e ficção também terá oficina de Grafite para 40 jovens a partir de 14 anos. Com carga horária de 15h, a formação acontece de 15 a 21 de maio, das 15h às 17h30, com o artista plástico Eder Muniz.

O curso acontece no Colégio Estadual Edgar Silva, no município de Andaraí, e é dividido em duas etapas, conceito e prática, a oficina introduz o aluno na arte do Grafite. De acordo com os organizadores do evento, não haverá seleção, o critério será por ordem de inscrição. Acesse o link e saiba como se inscrever.

Sobre o Curso
Em texto publicado no site oficial do evento, o curso é dividido em teoria e prática. No que se refere à parte conceitual existe uma curta introdução da história do grafite falando sobre pintura rupestre, muralismo, pichação política, pichação e grafite, grafite a nível internacional e nacional e seu papel nas grandes cidades. Também são utilizados vídeos sobre pichação, muralismo, grafite e outros estilos.

A prática será mais envolvente para os alunos, onde aborda as diversas técnicas de criação: desenho com lápis e tinta guache em papel, introdução ao stencil e tinta spray com recursos de tinta acrílica. Ao final, será realizado um trabalho coletivo com a criação de desenhos em papel para base de um painel.

O grafiteiro tem obras também nos Estados Unidos e na Itália | FOTO: Raphael Müller |

Mais do artista
Eder Muniz é bastante conhecido na arte de rua e é um artista plástico autodidata. O grafiteiro tem sua marca e estilo espalhados pelos muros, exposições, roupas, automóveis, e até barcos, principalmente por Salvador, mas com obras também nos Estados Unidos e na Itália.

Com uma mistura de técnicas das artes plásticas com o próprio grafite, suas obras têm como característica principal a ligação ser humano-natureza. Nos EUA, realizou exposições e criou grandes murais em organizações e residências particulares e trabalhou como arte-educador em diferentes escolas do Brooklyn e Queens. Jornal da Chapada com informações do site oficial do Cine Diamantina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas