Ícone do site Jornal da Chapada

Exercícios físicos durante a gravidez trazem diversos benefícios para as mães

gravida
Entre os principais benefícios estão o controle da pressão arterial, do diabetes e até redução de partos prematuros | FOTO: Reprodução |

Que atividade física faz bem ao corpo e a mente em qualquer fase da vida isso todo mundo sabe. Mas, durante a gravidez não faltam conselhos de avós, tias e amigos para que as futuras mamães peguem leve. Nesse momento o melhor conselho é consultar o obstetra e se estiver tudo certo com a gravidez buscar o acompanhamento de um profissional de educação física, é ele que vai avaliar de maneira individualizada o tipo de exercício mais adequado para a grávida, é o que explica o educador físico Mateus Riccio, coordenador técnico da Hammer Fitness Club, unidade Pará.

De acordo com Riccio, entre os principais benefícios da atividade física durante a gravidez estão melhora da capacidade cardiorrespiratória e da força muscular, diminuição e controle dos níveis de açúcar e pressão. Além disso, estudos feitos na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 2014, com 4 mil mães, revelaram que a proporção de partos antes do programado foi menor entre as que se exercitaram durante toda a gestação e, principalmente, no terceiro trimestre, justamente o período em que as grávidas costumam reduzir o ritmo.

O tipo de exercício a ser praticado varia de mãe para mãe e leva em consideração fatores como condições físicas e de saúde e a afinidade de cada uma delas. Desta forma, podem ser praticados desde musculação, hidroginástica, dança, ginástica, entre outros. “Entre os cuidados, além da avaliação médica com o obstetra, é importante estar sempre atento às atividades de impacto”, ressalta Riccio. Grávida de sete meses da sua primeira filha, a pedagoga Kellyn Borges, 30 anos, voltou a praticar atividade física há dois meses. Ela conta que o retorno a academia foi motivado pela busca de um melhor condicionamento físico e pelo controle do peso e da glicemia.

“No início da gravidez é comum que tenhamos descontroles nas taxas de açúcar e no ganho de peso, por isso a minha obstetra recomendou que eu fizesse exercícios físicos. No meu caso, por afinidade, optei pelo pilates e pretendo iniciar em breve a pratica regular de exercícios de musculação”, conta. Entre os resultados já observados a pedagoga cita a redução das câimbras e maior mobilidade física. “Trabalho com crianças e hoje percebo que mesmo grávida, tenho mais disposição para lidar com as crianças que até mesmo antes de engravidar”, relata.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas