Ícone do site Jornal da Chapada

Mesmo com clima quente, Chapada Diamantina deve registrar as menores temperaturas da Bahia

santos
Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e do Sudoeste as mínimas poderão chegar aos 15°C | FOTO: Arquivo/Emerson Santos |

O tempo na Bahia continua sendo influenciado por dois sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte do Estado, que inclui as regiões Oeste, São Francisco, Norte, e centro-oeste da Chapada Diamantina e Sudoeste quem continua predominando é uma massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas. Além de deixar o tempo seco, a permanência dessa massa de ar também está influenciando nas temperaturas, pois a pouca nebulosidade favorece a elevação das mesmas, especificamente no período da tarde, quando as máximas poderão chegar aos 37°C em algumas localidades.

Por outro lado, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, há uma significativa redução dessas temperaturas, podendo chegar a mínimas de até 19°C. Na faixa centro-leste do Estado, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul e centro-leste da Chapada Diamantina e Sudeste, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam predominando, o que deverão manter o céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas.

No entanto, as maiores chances de ocorrência dessas chuvas continuam sendo para as localidades mais próximas ao litoral. Com essa previsão de céu nublado, somada a época do ano (aproximação do inverno), as temperaturas tendem a ficar mais amenas nessas regiões, onde as máximas deverão variar entre 28°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) a 33°C (no Nordeste do Estado).

Também é nessa faixa onde são esperadas as menores temperaturas da Bahia, sobretudo nas áreas serranas Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 15°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos que sopram do Oceano também deverão manter o céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas. Mesmo assim, as temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com valores oscilando entre mínimas de 23°C e máximas de 31°C.

Na segunda metade do outono as características da estação se assemelham as características do inverno, ou seja, com temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Também nesse período, há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas