Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina continua registrando as menores temperaturas da Bahia durante a noite

bahia
As mínimas poderão chegar aos 15°C nas áreas serranas da Chapada Diamantina e do Sudoeste | FOTO: Jornal da Chapada |

Para os próximos dias, as condições do tempo na Bahia continuam sem mudanças significativas, pois permanecem influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte do Estado, que inclui as regiões Oeste, São Francisco, Norte, e grande parte da Chapada Diamantina e Sudoeste quem predomina é a massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas. Além disso, a permanência desse sistema também influencia nas temperaturas, pois a pouca nebulosidade favorece a elevação das mesmas, com máximas podendo chegar aos 37°C (no período da tarde), enquanto que, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, há uma significativa redução, com mínimas podendo chegar a 19°C.

Na faixa centro-leste do Estado, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul e leste da Chapada Diamantina e Sudeste, onde essa massa de ar atua com menos intensidade, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que continuam predominando, mantendo, assim, o céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas. No entanto, são nas localidades mais próximas ao litoral que as chances de ocorrência serão maiores. Com essa previsão de chuvas, somada a época do ano (aproximação do inverno), as temperaturas tendem a ficarem mais amenas nessas regiões, a exemplo das máximas de 28°C na Chapada Diamantina e Sudoeste e 33°C no Nordeste do Estado. Também é nessa faixa que são esperadas as menores temperaturas da Bahia, sobretudo nas áreas serranas Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 15°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos que sopram do Oceano também deverão manter o céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas. Mesmo assim, as temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com valores oscilando entre mínimas de 23°C e máximas de 32°C. Na segunda metade do outono as características da estação se assemelham as características do inverno, ou seja, com temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Também nesse período, há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas